26.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026

CCZ distribuirá coleiras scalibor que previne contra leishmaniose a partir de maio

14/02/2014 – Atualizado em 14/02/2014

Distribuição obedece a critérios, que serão seguidos conforme resultado de avaliação da saúde dos cães e condições socioeconômicas das famílias donas dos animais

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) distribuirá lote de 850 coleiras, a partir de maio deste ano.

A aquisição das coleiras scalibor, de prevenção à leishmaniose canina, foi determinada pela prefeita Marcia Moura (PMDB), atendendo a Requerimento do vereador Beto Araújo (PSD), aprovado em Plenário pelos demais vereadores.

Esse lote de coleiras encontra-se no CCZ e será distribuído, “observando-se uma série de critérios, para que obtenhamos o melhor resultado possível desse investimento da Prefeitura de Três Lagoas”, observou o diretor do CCZ, médico veterinário Antônio Luiz Teixeira Empke.

Entre os critérios a serem adotados, estão a escolha de determinado Bairro e a saúde do animal, explicou o médico veterinário.

“Vamos escolher um bairro ou mais, avaliados como área intensa, isto é, onde são notificados e confirmados mais casos de leishmaniose em pessoas”, informou.

Essa avaliação somente será possível após a realização de inquérito canino, previsto para maio “que nos dará resultados de exames laboratoriais de sangue dos cães”, observou.

Segundo o diretor do CCZ, recomenda-se que a referida coleira seja colocada apenas nos cães com resultado negativo de leishmaniose.

Além disso, “estaremos seguindo o critério de avaliação socioeconômica das famílias, responsáveis por esses animais. Portanto, as famílias de menor renda deverão ter prioridade na distribuição”, informou Antônio Empke.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

CAE pode votar regulamentação da profissão de cuidador e passe livre para pacientes com câncer

Propostas estão na pauta da reunião de terça-feira e tratam de direitos trabalhistas e acesso ao transporte para tratamento de saúde

Anvisa aprova três novos radiofármacos para diagnóstico de doenças neurológicas, ósseas e renais

Medicamentos serão usados em exames de medicina nuclear e podem ampliar o acesso a diagnósticos no Brasil Nesta quarta-feira (18), a Agência Nacional de Vigilância...

Governo prorroga decreto de corte de gastos e mantém redução de 25% no custeio em 2026

Medida busca compensar queda na arrecadação, garantir metas fiscais e preservar investimentos estratégicos no Estado O Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (18), a prorrogação...