23.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

CCJ deve votar hoje projeto contra reprodução de rottweilers e pitbulls

Política – 19/06/2012 – 08:06

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira o projeto de lei que proíbe a reprodução e a importação de cães das raças rottweiler e pitbull, puros ou mestiços. A proposta, que tramita no Congresso desde 1999, está na ordem do dia para ser apreciada em caráter de urgência.

O projeto de lei foi colocado em pauta em fevereiro de 1999 pelo então deputado paulista Cunha Bueno, do antigo PPB (hoje PP). O relator, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), deu um parecer por sua constitucionalidade em 2010.

A proposta, que tem cinco artigos, diz que os animais nascidos antes da aprovação da lei serão preservados, desde que sejam esterilizados e que se submetam a exames a cada três meses. O texto também determina que os proprietários que não cumprirem a lei poderão pegar de um a seis meses de prisão.

Em sua justificativa, Cunha Bueno afirmou que países como Inglaterra e França tomaram ações semelhantes e que no Brasil, da mesma forma, “é preciso que se tome alguma providência”. “Não podemos mais assistir pela televisão ou saber de tais fatos (ataques de cães dessas raças) pelos jornais e rádios, sem uma ação positiva e austera”, diz o texto de 1999.

Fonte: Terra/DA

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.

CRECI-MS anuncia abertura de processo disciplinar e reforça repúdio a qualquer forma de assédio

Corretor de imóveis de Três Lagoas é acusado de injúria e agressão contra jovem de 25 anos, onde Conselho aguarda acesso ao boletim para dar início às medidas internas.

Pioneira de Três Lagoas: Rádio Caçula completa 70 anos de história e tradição

Emissora fundada em 1954 celebra sete décadas como referência da comunicação e da cultura popular em Três Lagoas