25.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 26 de janeiro, 2026

Cartórios começam a receber denúncias de mulheres sobre violência doméstica em MS

Todas as 174 unidades do Estado servirão como ponto de apoio a partir desta segunda-feira (25)

A partir desta segunda-feira (25), os 174 Cartórios de Mato Grosso do Sul integram a campanha “Sinal Vermelho”, que incentiva e facilita denúncias de qualquer tipo de abuso dentro do ambiente doméstico e que, por meio de um símbolo “X” desenhado na palma da mão, poderão, de maneira discreta, sinalizar a situação de vulnerabilidade para que a polícia seja acionada.

“Os Cartórios estão presentes em toda a vida do cidadão por suas diversas funcionalidades. Então, fazer deles uma ferramenta de denúncia e segurança para a população, especificamente as mulheres, é uma missão a qual não devemos nos furtar”, comenta José Baltazar, presidente da Anoreg/MS (Associação dos Notários e Registradores do Brasil do Estado de Mato Grosso do Sul).

Funcionários dos cartórios receberam diversos materiais como vídeos, cartilhas e cartazes para se preparem e oferecerem auxílio – abrigando a mulher em uma sala da unidade – e acionarem as autoridades. Caso a vítima não queira ou não possa ter auxílio no momento, os profissionais são orientados a anotar os dados pessoais da vítima e comunicar posteriormente as autoridades responsáveis.

A ação é nacional, permanente e faz parte da Lei Federal nº 14.188, de 28 de julho de 2021, como uma das medidas de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Segundo balanço do Governo Federal, as chamadas para o número 180, serviço que registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, tiveram aumento de 34% em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre agosto de 2020 e julho de 2021, mais de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual no Brasil.

Informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Para não ser morta com facão, mulher foge de casa com bebê de 1 mês no colo e filha de 7 anos em Três...

Companheiro embriagado e sob efeito de drogas foi preso pela Polícia Militar após ameaçar a vítima de morte no Jardim Flamboyant Momentos de terror foram...

Polícia Militar age rápido e evita que briga entre vizinhos evoluísse para o pior em Três Lagoas

Discussão envolvendo idosa e familiares de criança autista mobilizou equipes da PM na tarde de domingo no bairro Nossa Senhora Aparecida No final da tarde...

Parceria entre SES e UFMS amplia acesso a exames e fortalece vigilância de doenças em Mato Grosso do Sul

Integração entre saúde pública e universidade impulsiona diagnósticos laboratoriais, pesquisa aplicada e ações voltadas a doenças negligenciadas A Secretaria de Estado de Saúde de Mato...