03/08/2013 – Atualizado em 03/08/2013
Unidade móvel promete atender quase 150 pessoas diariamente.
Hospital também será inaugurado para atendimento em Campo Grande
Por: G1 MS
Com tecnologia utilizada em diversos países do mundo, Campo Grande terá, a partir da próxima semana, atendimento gratuito para prevenção e diagnóstico de câncer em uma unidade móvel (carreta). O G1 visitou as instalações da unidade, nesta sexta-feira (2). A partir de setembro, um hospital também atenderá pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A carreta e o hospital foram financiados por doações do empresário campo-grandense Antônio Morais dos Santos e sua filha Janete dos Santos. No veículo, há três salas de atendimento e quatro profissionais trabalharão nele (um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um técnico em radiologia).
Segundo a médica Adriane Bovo, as unidades contam com o apoio e tem como molde o Hospital de Câncer de Barretos (SP). O objetivo é atender a população de forma diferenciada na prevenção aos diversos tipos de câncer.
“A qualidade e a humanização são algumas das nossas preocupações, já que faremos o acompanhamento a longo prazo dos pacientes, é necessário criar esse vínculo”, explicou.
Ainda conforme Adriane, a carreta será utilizada principalmente para a triagem nos bairros mais distantes do hospital e utilizará o ‘screening organizado’, tecnologia que serve como um rastreador dos pacientes que buscarem os serviços.
“Ao serem atendidos, será feito um registro dos pacientes e ele será acompanhado, e quando necessário retornar para prevenção ou novos diagnósticos o mesmo será avisado automaticamente. Não terão como fugir”, exemplificou.
Além da carreta que iniciará o atendimento agora no Centro-Oeste, outros sete veículos da rede já atuam em cidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Conforme o diretor clínico do hospital em Barretos, Edmundo Mauadi, a cidade de Nova Andradina, a 297 quilômetros de Campo Grande, também deve receber uma unidade móvel e uma fixa brevemente.
A unidade móvel deve atender, em apenas um dia, cerca de 50 mamografias, 50 exames de Papanicolau, 30 de próstata e 10 pequenas cirurgias de câncer de pele.
Caso seja diagnosticado a necessidade de tratamento, o hospital encaminhará o paciente à rede do estado para que seja iniciado essa fase.
O hospital deve ser entregue no dia 14 de agosto, mas entrará em funcionamento apenas em setembro, sem data confirmada, segundo Adriane Bovo.
