14/05/2015 – Atualizado em 14/05/2015
Por: Assessoria de Imprensa
A sede definitiva do Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi oficialmente inaugurada na segunda-feira, 11, com o descerramento da placa entregue pela presidenta Dilma Rousseff em cerimônia no Palácio do Planalto no ano passado.
Em funcionamento desde maio de 2014, o campus possui 6.686 m² de área construída e atende mais de 700 estudantes em níveis médio e superior.
“Estamos historicamente consolidando o marco que representou a entrega da placa pela presidenta no ano passado. Tenho a certeza que tanto nossos egressos quanto nossos estudantes já estão fazendo a diferença na educação do Mato Grosso do Sul”, afirmou a reitora do IFMS, Maria Neusa de Lima Pereira.
O diretor-geral do campus, Marcio Teixeira, destacou as parcerias com entidades do município e com as prefeituras de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Paranaíba e Selvíria na oferta de cursos.
“Sozinhos podemos fazer muito pouco. Nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão só poderão ser realizadas com todo seu potencial por meio da colaboração de nossos parceiros”, pontuou Teixeira.
O vice-prefeito de Três Lagoas, Luiz Akira Otsubo, afirmou que a prefeitura é parceira do IFMS desde o início, quando doou a área onde o campus está construído, e agradeceu ao Governo Federal pela implantação da unidade.
“Não existe desenvolvimento sem educação e não existe educação sem investimento. É isto que vimos aqui em nosso município, com a implantação desta instituição para oferta de cursos aos jovens e trabalhadores da região”, assinalou.
Estudantes – Durante a solenidade, dois alunos do IFMS foram convidados a relatar a importância da chegada da instituição a Três Lagoas e a diferença que o Instituto faz na formação que recebem.
“O IF não é uma escola comum, que te prepara só para passar no vestibular. Ele te prepara para a vida, para o mercado de trabalho, para muito além de uma prova. O IFMS é para os fortes”, disse Elias Silva Júnior, estudante do curso técnico em Informática.
Já para Francisco Villela, estudante do curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet, o Instituto representou uma oportunidade de voltar a estudar após desistir de quatro cursos superiores anteriormente.
“Não quero fazer um discurso, mas sim um agradecimento a todos os professores. Jamais achei que uma escola pudesse dar todo o suporte para um estudante que o IFMS propicia”, elogiou, ao pedir que os demais alunos valorizem a oportunidade que conquistaram.
Histórico – A oferta de cursos em Três Lagoas começou em 2011 com a abertura de vagas para cursos técnicos a distância em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e dos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e Informática.
Nos anos seguintes, foi ampliada a oferta de cursos a distância, inclusive em municípios vizinhos. O campus também passou a oferecer qualificação profissional pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Em 2014, a sede definitiva entrou em funcionamento. São quatro blocos, sendo dois voltados às atividades de ensino, com salas de aula e laboratórios. O bloco administrativo inclui a biblioteca e salas para servidores. O câmpus tem ainda uma quadra poliesportiva e o hotel tecnológico, em implantação.
O Campus Três Lagoas oferece cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e Informática; superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial e Sistemas para Internet; especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica; e cursos técnicos a distância.
Inaugurações – O Campus Ponta Porã do IFMS foi o primeiro a ser inaugurado oficialmente, no dia 31 de outubro do ano passado. Em dezembro, foi a vez do Campus Aquidauana realizar a solenidade de descerramento da placa. Em abril de 2015, o Campus Coxim descerrou a placa inaugural.


