24.6 C
Três Lagoas
sábado, 14 de junho, 2025

Campanha eleitoral de 2024 começa oficialmente nesta sexta-feira

Eleitores poderão conhecer propostas dos candidatos a partir do dia 16 de agosto; novas regras sobre propaganda digital e transparência nas doações estão em vigor.

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 inicia oficialmente nesta sexta-feira, 16. A partir dessa data, eleitores de todo o país terão acesso às propostas dos candidatos que concorrem às vagas para prefeituras e câmaras municipais. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro.

O período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão se estenderá até o dia 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Para garantir que as campanhas sejam conduzidas de forma justa e transparente, uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) regulamenta o que é permitido e proibido durante esse período. O documento abrange desde as tradicionais propagandas de rua até o uso de novas tecnologias, como Inteligência Artificial (IA), alto-falantes, comícios, e a distribuição de santinhos.

Neste ano, a legislação eleitoral passou por importantes atualizações, onde entre elas, sedestacam as novas diretrizes para o uso de plataformas digitais, ajustando a distribuição do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV para garantir maior equidade entre os candidatos. Este úlitmo, começa no dia 30 de agosto.

A legislação também reforça as penalidades para condutas ilícitas, como a disseminação de informações falsas e o uso inadequado de recursos públicos, e traz regulamentações mais rígidas sobre o impulsionamento de conteúdos e a proibição de perfis falsos nas redes sociais. Além disso, há novas exigências para maior transparência nas doações de campanha e na prestação de contas dos candidatos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com tecnologia inédita, MS tem monitoramento ambiental para identificar desmatamento e queimada

A sala de situação foi projetada como uma ferramenta estratégica de apoio à fiscalização, gestão territorial e à governança ambiental, promovendo maior agilidade e precisão nas ações de comando e controle.

Exames de DNA feitos pela Polícia Científica ajudam a garantir identidade e cidadania em MS

A investigação de paternidade foi autorizada judicialmente e encaminhada à Polícia Científica, sem custo para a família.

Abertura de empresas cresce em Mato Grosso do Sul, com mais de 1 mil registros no mês de maio

Entre os municípios, Campo Grande puxa os índices com 410 empresas, seguida por Dourados com 96, Chapadão do Sul com 40 firmas, Três Lagoas com 39 e Sonora com 36 empresas.