Política – 25/10/2012 – 13:10
O presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador Nuna Viana, reuniu-se nesta terça-feira (23) com vereadores eleitos e reeleitos, para explicar o funcionamento dos setores do Legislativo Municipal e discutir alterações que serão necessárias para o próximo ano, uma vez que haverá alteração no número de parlamentares.
Mesmo antes da diplomação e da posse, Nuna estabeleceu um programa de transição e de recepção dos dez novos vereadores eleitos, visando ambientá-los com os trabalhos da Câmara e também ouvi-los quanto às decisões para o próximo mandato.
Na reunião desta manhã, foram apresentados os setores de administração, contabilidade, controladoria, jurídico e assessoria de imprensa. Foram informados sobre subsídios, diárias, contratação e exoneração de servidores, sobre repasse do duodécimo e gastos atuais, além de conhecerem o Portal da Transparência e legislações que regem a função. Em outro momento, os vereadores conhecerão como funciona a secretaria e todo o processo legislativo, incluindo elaboração de leis, indicações e requerimentos.
Os presentes ainda discutiram mudanças no Regimento Interno da Câmara de Três Lagoas, sobretudo sobre a necessidade de alterações na quantidade e na duração das sessões, assim como iniciaram discussões sobre o tempo de mandato do presidente e da Mesa Diretora. “Queremos chegar a um consenso sobre como funcionará o Legislativo a partir de 2013. Passamos de dez para 17 vereadores e muitas adequações serão necessárias, para que todos desempenhem seus mandatos com qualidade, atendendo e representando a população. Para isso, temos que ouvir as sugestões de todos”, afirmou Nuna e, ainda esclareceu algumas indagações, como a realização da sessão ordinária que continuará sendo todas as terça-feiras, porém, deverá começar mais cedo. Ainda esclareceu que o próximo presidente, de acordo com o reguimento interno permanecerá no cargo por dois anos como já vem sendo executado.
O atual presidente também falou sobre a construção dos gabinetes para abrigar todos os parlamentares, lembrando que chegou a ser criticado por iniciar as obras em 2012, um ano eleitoral. “Em algumas cidades, aumentou o número de vereadores e o atual presidente não tomou providências quanto ao espaço para todos e vão encontrar problemas a partir de janeiro”,explicou.
Além desta ambientação, a Mesa Diretora designou uma comissão que fará o processo de transição, propriamente dito, para o próximo presidente da Casa. Neste caso, o objetivo é fazer uma prestação de contas e repassar todas as informações sobre servidores, folha de pagamento, contratos com prestadores de serviços e demais assuntos, os quais terá que administrar.
Nuna também convidou os vereadores eleitos a visitarem os setores, para conhecerem um pouco mais do trabalho.
Participaram da reunião os vereadores Marisa Rocha, Vera Helena, Jorginho do Gás, Jorge Martinho e Nuna. Entre os novatos, participaram o apóstolo Ivanildo, Sirlene da Saúde, Adão da Apae, Klebinho, Gilmar Garcia, Beto Araújo e Gil do Jupiá.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Divulgação


