25 C
Três Lagoas
terça-feira, 3 de fevereiro, 2026

Câmara Municipal começa 2026 com devolução do duodécimo e reforço do diálogo com Executivo

Presidente do legislativo destacou, em discurso a sintonia e harmonia entre os poderes, além do equilíbrio fiscal e das políticas públicas para o município

A Câmara Municipal de Três Lagoas realizou na manhã desta terça-feira, 03, a sessão solene de abertura do Ano Legislativo 2026, marcada por expectativas, anúncios importantes e pela reafirmação da harmonia entre os poderes. Presente na solenidade, o prefeito Cassiano Maia (PP) entregou oficialmente a Mensagem do Executivo, apresentando um balanço das ações de 2025 e os principais eixos do plano de governo para 2026.

Chefe do executivo discursou em abertura dos trabalhos de 2026 da Câmara. | Gabriela Fernandes

Em seu discurso, o prefeito destacou que os avanços do município não aconteceram por acaso, mas foram resultado de planejamento, coragem administrativa e do trabalho dos servidores públicos.

Cassiano Maia ressaltou que, mesmo diante de uma queda de aproximadamente R$ 110 milhões na arrecadação municipal, principalmente em razão da redução do ICMS estadual, a administração manteve o equilíbrio fiscal, priorizando transparência, legalidade e eficiência.

Entre os destaques apresentados, a saúde pública teve papel central. O prefeito lembrou o abastecimento das farmácias municipais, a ampliação do atendimento por telemedicina, a redução expressiva das filas de espera, como na ortopedia e fisioterapia, e anunciou obras estruturantes para 2026, como a Policlínica Regional, o CAPS Infantojuvenil, a nova Unidade de Saúde da Família Miguel Nunes, no Vila Nova, além da meta de reformar todas as unidades de saúde do município.

Cassiano Maia reforçou diálogo entre os poderes durante abertura de Ano Legislativo. | Daniel Santos

Na área social, Maia enfatizou políticas de inclusão, com avanços no atendimento a pessoas com deficiência, odontologia com sedação e o compromisso com a construção do Centro TEA, voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Habitação, infraestrutura urbana, mobilidade, educação e zona rural também foram temas abordados. O prefeito destacou a entrega e construção de moradias, o avanço da pavimentação asfáltica, a modernização da iluminação pública com tecnologia LED, melhorias no transporte coletivo, ampliação das vagas em tempo integral e investimentos em escolas e centros de educação infantil.

Outro ponto de destaque foi a transparência na gestão, com Três Lagoas alcançando nota máxima no Mapa Brasil Transparente, além de prêmios de planejamento e gestão.

Presidente da Câmara, vereador Tonhão (PSDB). | Daniel Santos

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior (PSDB), destacou a importância do diálogo permanente entre Legislativo e Executivo e classificou o momento como histórico. Durante a sessão, a Câmara realizou a devolução simbólica de mais de R$ 13 milhões aos cofres do município, fruto da economia e austeridade do Poder Legislativo, recursos que serão destinados a políticas públicas, com destaque para ações voltadas às pessoas com TEA.

Tonhão reforçou que a harmonia entre os poderes é fundamental para o desenvolvimento da cidade e afirmou que a Câmara seguirá atuando com responsabilidade, respeito e compromisso com a população.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coronel David reforça compromisso da bancada do PL com o desenvolvimento de MS

Durante a abertura do ano legislativo, deputado defende diálogo, responsabilidade fiscal e apoio a ações estruturantes do governo estadual

MS inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades

Anticorpo monoclonal passa a ser ofertado pelo SUS e amplia a proteção contra o vírus sincicial respiratório em recém-nascidos mais vulneráveis Mato Grosso do Sul...

COP15 em Mato Grosso do Sul deve reunir mais de 2 mil especialistas com mais de 100 países em março

Conferência internacional sobre espécies migratórias será realizada em Campo Grande e destaca a importância do Pantanal para a biodiversidade mundial Mato Grosso do Sul foi...