24.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Câmara mantém veto à lei que proibia instalação de banheiros multigêneros

Três Lagoas (MS) – Na sessão ordinária desta terça-feira (5), a 8ª realizada neste ano, os vereadores de Três Lagoas mantiveram o veto integral ao autógrafo da lei nº 3.861, que “proíbe a instalação de banheiros “multigênero” no município e dá outras providências”. Desta forma, a tal lei, vetada pelo prefeito Ângelo Guerreiro e com veto mantido pelo Legislativo, não entrará em vigor.

Os vereadores ainda aprovaram o Projeto de Resolução nº 03 de 07 de março de 2022, o qual “altera dispositivos da resolução nº 02 de 06/04/2004, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal,” promovendo adequações de texto sobre a Mesa Diretora. A matéria teve parecer favorável da CCJ, sendo aprovada na íntegra, em seguida.

A Casa também apresentou a formação da sua Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, sendo que o presidente será o vereador Sargento Rodrigues, a vice-presidente será a vereadora Charlene Bertoleto e os membros serão os vereadores Vagner Silverado, Paulo Veron e Evalda Reis.

Outros projetos de lei tiveram o parecer favorável da CCJ aprovado e foram encaminhados para análise da Comissão de Finanças e Orçamento. São eles:

-Projeto de lei nº 87 de 18 de agosto de 2021: “dispõe que os agressores que cometerem crime de maus-tratos arquem com as despesas do tratamento do animal agredido, na forma que menciona, e dá outras providencias”.

-Projeto de lei nº 25 de 25 de março de 2022: “dispõe sobre a reformulação da lei nº 3.296, de 04 de julho de 2017, que organiza o acolhimento, em residências de famílias previamente cadastradas e aptas, de crianças e adolescentes afastados da família de origem, mediante medida protetiva, denominado – Família Acolhedora”, de autoria do Executivo.

-Projeto de lei nº 26 de 23 de março de 2022: “dispõe sobre a reformulação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dá outras providências”, de autoria do Executivo.

-Projeto de lei nº 09 de 02 de março de 2022, que “institui a comissão permanente para análise das aquisições de bens e contratação de serviços e obras da prefeitura municipal de Três Lagoasde autoria do Executivo.

Com análise da CCJ pela tramitação, apenas sendo recomendada a supressão de um artigo, o PL 122 de 21 de outubro de 2021, o qual “torna obrigatório o teste do coraçãozinho – oximetria de pulso – em recém-nascidos com 24 a 48 horas de vida, na rede de saúde pública e privada do município de Três Lagoas” foi retirado da pauta para que o proponente, vereador Marcus Bazé, faça a alteração recomendada pela CCJ.

O plenário ainda arquivou dois projetos de lei, devido ao parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. São os PLs número 118 e 123.

Novos projetos

Na sessão desta terça-feira, ainda deram entrada, na pauta, projetos de lei que foram encaminhados para o parecer da CCJ. São eles:

-Projeto de lei nº 27 de 30 de março de 2022: “dispõe sobre o programa de instalação de QR Code em placas de ruas, praças e prédios públicos, com biografia dos homenageados e finalidade de facilitar o acesso de informações sobre o nome dos logradouros e espaços públicos no município de Três Lagoas/MS e dá outras providências.”

Projeto de lei nº 28 de 31 de março de 2022: “dispõe sobre a disponibilização na página eletrônica do município de Três Lagoas de ferramentas para apresentar defesas em face de autuações de trânsito de competência municipal e dá outras providências.”

-Projeto de lei nº 29 de 30_de março de _2022: “dispõe sobre a proibição de contratação ou nomeação de parentes para cargos de provimento em comissão ou para funções públicas remuneradas nos Poderes Legislativo e Executivo do município de Três Lagoas”.

-Projeto de lei nº 30 de 31 de março de 2022: “dispõe sobre a proibição de manter animais em correntes ou assemelhados que prejudiquem sua saúde e seu bem-estar na cidade de Três Lagoas/MS, e dá outras providências”.

-Projeto de lei nº 31 de 31 de março de 2022: “institui a campanha permanente de orientação e conscientização sobre o descarte adequado do lixo no município de Três Lagoas-MS”.

Sessão extraordinária

Após a realização da sessão ordinária, os vereadores realizaram sessão extraordinária com o objetivo específico de eleição das comissões permanentes de Educação, Cultura e Desporto, assim como de Meio Ambiente e Turismo.

Esta eleição se fez necessária porque as duas comissões foram desmembradas de uma única, de acordo com a resolução nº 10, de 22 de novembro de 2021, com o intuito de preencher lacunas e melhorar a abrangência do trabalho de cada uma delas.

Foram eleitas as duas comissões, sendo que Educação, Cultura e Desporto passa a ter a vereadora Evalda Reis como presidente e os vereadores Professor Negu Breno e Marcus Bazé, como membros. Já a Comissão de Meio Ambiente e Turismo tem os vereadores Sargento Rodrigues, como presidente, e Marisa Rocha e Sirlene Pereira como membros.

Informações CMTLS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.