21.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Câmara aprova novas regras para aposentadoria e para saque do FGTS em 2019

Mudanças no sistema de proteção social dos militares foram aprovadas por meio de projeto de lei.

27/12/2019 08h57
Por: Com informações do site N1

BRASÍLIA (DF) – Câmara aprova novas regras para aposentadoria e para saque do FGTS em 2019. Além da reforma da Previdência, válida para trabalhadores civis, a Câmara dos Deputados aprovou em 2019 mudanças no sistema de proteção social dos militares (PL 1645/19), que foram convertidas na Lei 13.954/19.

A lei institui o pagamento de contribuições pelos pensionistas, aumenta a remuneração da categoria e a idade para a reforma compulsória.

De acordo com o texto, um dos critérios para o militar ser reformado com remuneração integral é atingir 35 anos de serviço. Antes eram exigidos 30 anos.

Tanto militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica quanto policiais militares dos estados e do Distrito Federal terão de cumprir 35 anos para passar à inatividade.

O tempo mínimo de atividade militar será de pelo menos 25 anos para homens e mulheres. A remuneração será igual ao último salário (integralidade), com reajustes iguais aos dos ativos (paridade).

As contribuições para as pensões de cônjuge e filhos aumentarão dos atuais 7,5% da remuneração bruta para 9,5% em 2020 e 10,5% em 2021. Pensionistas e alunos passarão a pagar essa contribuição, que incidirá ainda nos casos especiais; como os em decorrência de serviços prestados; a exemplo de ex-combatentes na Segunda Guerra Mundial.

Quanto aos reajustes, alguns militares terão reajuste superior a 40% na remuneração bruta. Segundo o Ministério da Defesa, o valor líquido subirá 22,7% para o subtenente (ou suboficial) com curso de aperfeiçoamento e 30,9% para o coronel (ou capitão-de-mar-e-guerra) com curso de Altos Estudos I, considerados, na prática, o final da carreira em nível técnico e superior, respectivamente.

Insira a quarta parte da matéria aqui…

Mudanças no sistema de proteção social dos militares foram aprovadas por meio de projeto de lei. Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é preso após tentativa de furto e ameaça com faca em Três Lagoas

Um jovem de 20 anos foi preso na noite desta terça-feira (19) após ser surpreendido durante uma tentativa de furto em um barracão localizado...

Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na PND

Mais de 1,1 milhão de candidatos estão inscritos na primeira edição da prova, que será aplicada em 26 de outubro

Amanda Nodari destaca inovação como motor do setor florestal em Três Lagoas

Especialista da Dexco ressalta a importância da conexão entre empresas e startups para o futuro da silvicultura brasileira O Evolution – Encontro de Inovações e...