Educação – 12/09/2012 – 09:09
A Câmara Municipal aprovou projeto de lei que cria o programa Bolsa Universitária de Graduação e Pós-Graduação no município, visando auxiliar alunos egressos das escolas públicas, que possuam recursos insuficientes, a fazerem curso superior. O projeto, de autoria do vereador Fernando Milan, é autorizativo e prevê alguns critérios para a obtenção do benefício, como documentação que comprove a situação econômica, estar matriculado em instituição de ensino superior, não receber bolsas de outros programas municipais, estaduais ou federais.
De acordo com o projeto, a situação do aluno será checada in loco por assistentes sociais e, em contrapartida, o bolsista prestará 80 horas semestrais de serviços a instituições públicas municipais, estaduais ou filantrópicas, de acordo com suas condições de tempo.
“A maioria dos jovens que se formam no ensino médio são de famílias de baixa renda e se veem impossibilitadas de ingressar no ensino superior por falta de condições financeiras, devido ao alto custo das universidades particulares. Nosso município tem capacidade de auxiliar nossos jovens com bolsas de ensino para que eles não parem seus estudos e possam, através do conhecimento, ter novas e maiores oportunidades”, afirmou Milan.
Além deste projeto, foi aprovada a declaração de utilidade pública do Instituto Sulmatogrossensse de Ação Cristã (Isac). A associação presta serviços em educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, inclusive com capacitação para o mercado de trabalho e, em casos, extremos, auxílio social. A entidade é ligada à Primeira Igreja Batista.
Fonte: Ascom / Divulgação