20.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 1 de maio, 2025

Calor intenso e possibilidade de chuvas marcam o fim de semana em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar a 39°C, com baixos índices de umidade e risco de tempestades localizadas.

O sábado, 22, será marcado por tempo quente e variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul. De acordo com a previsão meteorológica, as temperaturas estarão acima da média histórica, especialmente nas regiões pantaneira e sudoeste do estado, onde os termômetros podem alcançar entre 36°C e 39°C. Além disso, a umidade relativa do ar deve permanecer baixa, variando entre 25% e 45%, exigindo cuidados redobrados com hidratação e exposição ao sol.

A condição climática é influenciada por um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece o tempo seco. No entanto, o aquecimento diurno e o deslocamento de cavados podem provocar pancadas de chuva isoladas, típicas do verão. Essas precipitações podem ser intensas em alguns pontos, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Em contrapartida, outras áreas do estado podem passar o dia apenas com aumento da nebulosidade, sem registro de chuvas.

No bolsão e norte do estado, as temperaturas devem ficar entre 22°C e 25°C nas mínimas e entre 33°C e 36°C nas máximas. Para Três Lagoas, a previsão indica temperaturas mínimas de 22°C a 25°C e máximas entre 32°C e 35°C. Os ventos predominam do quadrante leste, com intensidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo registrar rajadas acima desse patamar em pontos isolados.

Diante do cenário de calor intenso e baixa umidade, especialistas recomendam ingestão frequente de líquidos, evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes do dia e manter os ambientes umidificados. Além disso, a população deve ficar atenta às mudanças bruscas no tempo, pois as chuvas podem vir acompanhadas de fortes rajadas de vento e descargas elétricas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho

A declaração e atualização do rebanho deve ser feito pelo produtor rural nas regiões do Planalto e Pantanal de 1º de maio a 2 de junho (primeiro semestre) e de 1º de novembro a 30 de novembro (segundo semestre).

MS registra 3.987 casos confirmados de dengue em novo boletim

Segundo o documento, 10 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 6 estão em investigação.

Membros do Conesp são empossados para mandato de dois anos

Os conselheiros empossados exercerão mandato de dois anos, compreendendo o período de 2025 a 2027.