27.3 C
Três Lagoas
sábado, 31 de janeiro, 2026

CAE volta a discutir aumento de tributos para bets e fintechs nesta terça-feira

Projeto também prevê regularização tributária para baixa renda e avança junto a outras propostas estratégicas

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado retoma nesta terça-feira , às 10h, a análise do projeto de lei que aumenta tributos para fintechs, instituições financeiras e casas de apostas esportivas. O PL 5.473/2025 também prevê elevação da alíquota das bets — atualmente em 12% da arrecadação — e cria um programa de regularização tributária voltado a pessoas físicas de baixa renda.

Na semana passada, o relator da matéria, senador Eduardo Braga (MDB-AM), apresentou complementação de voto, mas a sessão foi suspensa após pedido de vista coletiva. A proposta já recebeu 176 emendas e terá decisão final na CAE. Se aprovada, seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, salvo se houver recurso para votação no Plenário.

O texto foi apresentado pelo presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB-AL), para incluir temas que ficaram fora do projeto que reajustou a tabela do Imposto de Renda e isentou contribuintes com renda mensal de até R$ 5 mil (Lei 15.270/2025).

Outras pautas da CAE

Também deve ser analisado o PL 4.443/2025, que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos. O projeto, relatado por Esperidião Amin (PP-SC), propõe mecanismos como Zonas de Processamento de Transformação Mineral (ZPTM), parcerias público-privadas, consórcios de pesquisa e instrumentos de financiamento e incentivos fiscais.

Outra matéria prevista para decisão final é o PL 552/2019, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que cria o Fundo Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, destinado ao financiamento de políticas públicas para esse público. O relatório do senador Plínio Valério (PSDB-AM) é favorável.

Se aprovados na CAE e não houver recurso, os textos seguirão diretamente para análise na Câmara dos Deputados.

com informações Agência Senado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul registra pior janeiro para incêndios florestais em uma década

Área queimada já ultrapassa 49 mil hectares e cenário pode se agravar com estiagem e influência do El Niño nos próximos meses Mato Grosso do...

Ministério da Saúde afirma que vírus Nipah não representa risco ao Brasil

Avaliação segue a Organização Mundial da Saúde, que aponta baixo potencial pandêmico da doença O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (30) que o vírus...

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em ação da Força Tática

Foram encontradas algumas porções de crack e alguns objetos ligados à comercialização de entorpecentes