26.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026

CAE pode votar regulamentação da profissão de cuidador e passe livre para pacientes com câncer

Propostas estão na pauta da reunião de terça-feira e tratam de direitos trabalhistas e acesso ao transporte para tratamento de saúde

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) pode analisar, na próxima reunião deliberativa, projetos que tratam da regulamentação da profissão de cuidador de pessoas e da gratuidade no transporte coletivo interestadual para pacientes com câncer. A reunião está marcada para terça-feira (24), às 10 horas.

Um dos itens da pauta é o Projeto de Lei (PL) 76/2020, que regulamenta a atividade de cuidadores de idosos, crianças, pessoas com deficiência ou com doenças raras. A proposta é de autoria do senador Chico Rodrigues e tramita em conjunto com o PL 5.178/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS), e o PL 5.300/2023, do senador Carlos Viana (Podemos-MG).

As três matérias têm como relatora a senadora Augusta Brito (PT-CE), que apresentou um substitutivo incorporando pontos das diferentes propostas. O texto estabelece requisitos para o exercício da profissão, como idade mínima de 18 anos, conclusão do ensino fundamental, curso de qualificação profissional e ausência de antecedentes criminais.

O substitutivo também prevê diferentes formas de contratação, permitindo que cuidadores atuem como empregados celetistas, empregados domésticos ou como microempreendedores individuais (MEI). A jornada de trabalho poderá ser de até oito horas diárias e 44 horas semanais, ou no regime de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso.

Outro projeto em análise é o PL 2.718/2025, que garante passe livre em ônibus, trens e embarcações, além de desconto em passagens aéreas para pessoas em tratamento contra o câncer e seus acompanhantes.

A proposta é de autoria da senadora Dra. Eudócia (PL-AL) e altera o Estatuto da Pessoa com Câncer. O texto tem como relatora a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), cujo parecer é favorável à aprovação.

Se aprovados pela comissão, os projetos seguem para as próximas etapas de tramitação no Congresso Nacional.


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Anvisa aprova três novos radiofármacos para diagnóstico de doenças neurológicas, ósseas e renais

Medicamentos serão usados em exames de medicina nuclear e podem ampliar o acesso a diagnósticos no Brasil Nesta quarta-feira (18), a Agência Nacional de Vigilância...

Governo prorroga decreto de corte de gastos e mantém redução de 25% no custeio em 2026

Medida busca compensar queda na arrecadação, garantir metas fiscais e preservar investimentos estratégicos no Estado O Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (18), a prorrogação...

Telessaúde amplia acesso a especialistas e reduz filas do SUS em Mato Grosso do Sul

Expansão do tele-ECG, teleconsultas e telediagnóstico fortalece a atenção nos municípios e aumenta resolutividade da rede pública estadual. Com a implantação das bases da saúde...