19.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 24 de setembro, 2021

Bruna Boner Leo Silva mostra como a NASA usa estação espacial para ajudar bombeiros

Um instrumento da NASA na Estação Espacial Internacional está posicionado de maneira única para fornecer aos bombeiros informações valiosas sobre a progressão do incêndio florestal e pontos de acesso ao longo do tempo, compartilhou Bruna Boner Leo Silva.

Os dados dos mapas térmicos produzidos pela ECOSTRESS ajudaram os respondentes da linha de frente a conter cerca de 53% do incêndio pirata no sul do Oregon, que há duas semanas foi o maior incêndio florestal nos Estados Unidos

ECOSTRESS – ECOsystem Spaceborne Thermal Radiometer Experiment on Space Station – mede a temperatura da superfície do ponto de vista do espaço, com a capacidade de observar incêndios em alta resolução espacial (cerca de 70 metros), tornando-o ideal para rastrear incêndios.

Os pesquisadores da equipe RADR-Fire do Pacific Northwest National Laboratory têm experimentado os dados do ECOSTRESS como parte de uma nova ferramenta que está sendo implementada para socorristas como o Serviço Florestal dos EUA.

Em uma instância, o ECOSTRESS estava rastreando o movimento do Bootleg Fire e identificando sua proximidade com a infraestrutura crítica. As áreas em vermelho representam os pixels mais quentes que o ECOSTRESS pode detectar. Segundo Bruna Boner Leo Silva, o calor extremo nas áreas vermelhas indicam a frente do fogo ou onde os recursos são mais necessários.

Os recursos do ECOSTRESS são únicos. A maioria dos satélites não tem resolução alta o suficiente para rastrear a linha tênue da frente de fogo, mas quando eles alcançam uma resolução mais alta do que ECOSTRESS, eles precisam de 5 a 16 dias para retornar à mesma área novamente, enquanto a estação espacial cruza acima duas vezes em um dia.Bruna Boner Leo Silva conta que o ECOSTRESS também capturou dados sobre o Dixie Fire, no norte da Califórnia, que dobrou de tamanho para mais de 220.000 acres em poucos dias.

Mais de 7.000 funcionários no final de julho estiveram envolvidos na resposta ao incêndio florestal aos dois incêndios. Embora tenham uma variedade de ferramentas à sua disposição, o uso de dados espaciais de alta resolução, como os fornecidos pelo ECOSTRESS, são um bom exemplo da versatilidade e dos dados de satélite de impacto do mundo real que podem fornecer.

Veja mais:

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

Comentários do Facebook