03/07/2014 – Atualizado em 03/07/2014
Se seleção vencer e Neymar ganhar novo amarelo, craque fica suspenso na próxima fase
Por: R7
Quando entrar em campo a partir das 17 horas (de Brasília) desta sexta (4), o Brasil terá como prioridade fazer gols para superar a Colômbia de James Rodriguez pelas quartas de final da Copa do Mundo. Porém, é bom que os comandados de Luiz Felipe Scolari fiquem atentos à disciplina. Isso porque a seleção tem seis jogadores pendurados, que não estarão em uma possível semifinal caso tomem um novo cartão amarelo em Fortaleza.
Um deles é Neymar. Se a seleção canarinho passar para a próxima fase, o craque pode não encarar Alemanha ou França devido à mão no rosto do croata Luca Modric em disputa de bola pelo alto ainda na partida de estreia. Ou seja: uma besteira pode custar caro na busca pelo hexa… E ele não é o único! Nada menos que outros cinco brasileiros estão na mesma situação.
De acordo com as regras da Fifa, dois cartões amarelos na competição geram uma partida de suspensão automática. A entidade que comanda do futebol mundial promete zerar o “histórico” de todos os atletas, mas só após os jogos das quartas.
Capitão da equipe, Thiago Silva foi advertido pelo árbitro ao fazer uma falta dura no jogo contra o México, também na primeira fase. Apesar das recentes críticas em relação a sua postura emocional em campo, o zagueiro é peça-chave no sistema defensivo de Felipão.
A defesa brasileira na semifinal também pode estar desfalcada do lateral direito Daniel Alves, que tomou cartão amarelo contra os chilenos. Ressalte-se, no entanto, que a ausência do jogador seria comemorada por parte da torcida, irritada pelos espaços que o jogador do Barcelona deixa quando vai ao ataque e com os passes errados nos quatro primeiros jogos da Copa.
Outro titular que precisa estar atento é Hulk. Curiosamente, o atacante ficou pendurado em um lance que deveria consagrá-lo: o gol contra o Chile. O problema é que o juiz considerou que ele dominou a bola com o braço e o amarelou por este motivo.
Cotado para substituir Luiz Gustavo (suspenso contra a Colômbia justamente por ter tomado dois amarelos), Ramires é mais um atleta com alto risco de perder uma possível disputa pela vaga na grande decisão. O volante tomou cartão no jogo contra o México.
Reserva de Fred, Jô é o sexto pendurado do Brasil. O atacante do Atlético-MG foi punido por ter feito uma falta sobre o goleiro chileno Claudio Bravo no começo da prorrogação das oitavas de final.
