34.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 2 de dezembro, 2025

Brasil inicia distribuição da nova vacina contra o vírus sincicial respiratório

Imunização de gestantes pretende proteger recém-nascidos e reduzir internações por bronquiolite

O Ministério da Saúde começou, nesta terça-feira , a distribuição nacional do primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável pela maior parte dos casos graves de bronquiolite em bebês. As 673 mil doses iniciais serão enviadas a todos os estados para aplicação gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O público-alvo prioritário é formado por gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, sem restrição de idade. A recomendação é de dose única a cada gestação. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a inclusão do imunizante no calendário representa “um marco na proteção de gestantes e bebês”, reforçando o compromisso do SUS com ações preventivas.

A estratégia mira diretamente a redução das formas graves de infecção em recém-nascidos, que são mais vulneráveis e frequentemente necessitam de hospitalização. Até 22 de novembro deste ano, o Brasil registrou 43,2 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) atribuídos ao VSR. Estudos como o Matisse confirmam a eficácia da vacinação materna para proteção nos primeiros meses de vida do bebê.

As secretarias estaduais e municipais de Saúde serão responsáveis pela gestão dos estoques e poderão iniciar imediatamente a imunização nas unidades básicas de saúde. A orientação é que os profissionais verifiquem também outras vacinas indicadas às gestantes, como influenza e covid-19, que podem ser aplicadas no mesmo dia da vacina contra o VSR.

O governo federal adquiriu 1,8 milhão de doses, que serão entregues gradualmente. O Distrito Federal é a primeira unidade da federação a receber o lote inicial, seguido pelos demais estados até esta quarta-feira (3).

A implementação no SUS foi viabilizada por acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório fabricante, que prevê transferência de tecnologia e futura produção nacional do imunizante, ampliando o acesso e reduzindo custos.

A bronquiolite, causada principalmente pelo VSR, é uma infecção respiratória aguda que afeta sobretudo crianças menores de 2 anos. Os sintomas incluem obstrução nasal, coriza, dificuldade para respirar, tosse, chiado no peito e febre, podendo evoluir para quadros graves. Não há medicamento capaz de eliminar o vírus; o tratamento é de suporte, focado no alívio dos sintomas e na manutenção das funções vitais.

com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quina: concurso de segunda-feira não tem ganhadores na faixa principal

Mais de 75 mil apostas foram premiadas; próximo sorteio pode pagar R$ 3,2 milhões A Quina realizou na noite desta segunda-feira (1º) o concurso 6891,...

UFMS realiza ‘Aulão de Véspera’ nesta quinta para candidatos do Vestibular e PASSE

Evento gratuito reforça revisão final antes das provas que serão aplicadas nos próximos dois domingos A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promove,...

Tilápia poderá integrar merenda escolar e alimentação da Segurança Pública em MS

Projeto de lei apresentado por Hashioka quer ampliar oferta de proteína e fortalecer piscicultura local O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou um projeto...