21.1 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Brasil doará R$ 1 milhão à OMS para ajuda no combate ao ebola

09/08/2014 – Atualizado em 09/08/2014

Ministério da Saúde considerou “improvável” que o vírus chegue ao Brasil

Por: EFE / R7

O Brasil doará R$ 1 milhão à OMS (Organização Mundial da Saúde) para ajudar no combate ao surto de ebola na África Ocidental, anunciou nesta sexta-feira (8) o ministro da Saúde, Arthur Chioro. O país sul-americano também enviará 15 toneladas de remédios e material médico aos três principais países afetados, Guiné, Serra Leoa e Libéria, informou Chioro.

Apesar de a OMS ter declarado nesta sexta o surto de ebola na África Ocidental como uma emergência pública sanitária internacional, o Ministério da Saúde considerou “improvável” que o vírus chegue ao Brasil e afirmou que não há risco de transmissão no país neste momento.

No entanto, o Ministério da Saúde elevou de zero a dois o nível de ativação do Centro de Operações de Emergências, que atuará caso se confirme a chegada de alguma pessoa infectada pelo vírus ebola. Os pacientes cuja contaminação for detectada serão transferidos diretamente ao hospital de referência de cada estado através de equipes do Samu (Sistema de Atendimento Médico de Urgências).

Chioro insistiu que o governo vigia os aeroportos e portos do país para tentar identificar possíveis casos de ebola para impedir a chegada da doença ao país. O Brasil não restringiu as viagens, mas recomendou que os brasileiros não se desloquem para áreas rurais nos países de risco.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, comentou que o governo buscará fora do país qualquer cidadão que possa estar infectado pela doença.

A partir de sábado (9), o governo divulgará nos aeroportos internacionais brasileiros mensagens para que os passageiros vindos do exterior que apresentem sintomas de febre hemorrágica busquem imediatamente um posto de saúde.

Copyright Efe – Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe

reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dez anos da LBI: Brasil ainda enfrenta barreiras na inclusão de pessoas com deficiência

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), completou 10 anos...

Após feminicídios brutais, MS avança em projetos para expor histórico criminal de agressores

Manchetes trágicas marcaram o noticiário sul-mato-grossense em 2025: “Ex-marido que tentou matar mulher a tiros tinha mais de 8 passagens por violência doméstica”, “Noivo...

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...