23.9 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Bombeiros de Três Lagoas orientam a população em relação às queimadas

07/08/2014 – Atualizado em 07/08/2014

Por: Ray Santa Cruz/Foto Viviane Pinheiro

Nesses meses de seca, o mais comum nas regiões do Centro Oeste é encontrar terrenos baldios sendo queimados, os motivos alegados para a pratica são variados, desde a limpeza do espaço, à retirada de possível esconderijos de vândalos e usuários de drogas. O número de queimada aumenta nos meses de junho à setembro de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Em Três Lagoas não poderia ser diferente, diariamente a população convive com as queimadas em grandes terrenos da cidade. A baixa umidade não contribui e deixa em risco a saúde das pessoas.

Quando existe o fogo em terrenos, há um riscos das chamas atingir residências próximas, assim como se a fumaça se espalhar próximo à rodovias o trânsito fica perigoso pois atrapalha a visibilidade dos motoristas.

Os riscos para saúde são: rinite alérgica, bronquite, entupimento nasal, vermelhidão dos olhos, problemas respiratórios e até intoxicação por inalar a fumaça.

O Tenente Domingos do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, afirmou que nessa época do ano as chamadas aumentam bruscamente devido às chácaras, sítios e grandes terrenos em torno do município. Ele diz que as pessoas não devem usar o fogo como ferramenta de limpeza contra o mato em terrenos baldios, pois isso coloca em risco a saúde e a vida, além de causar danos ao meio ambiente.

Domingos ainda explica que a população Três-lagoense deve se atentar em relação a proporção dos focos, pois, o Grupamento da cidade não possui uma grande equipe, e muitas vezes, uma viatura se desloca para atender a uma ocorrência que não é de grande proporção, com isso, pode acontecer de um registro mais grave ficar sem o atendimento rápido e devido.

Nesses seis primeiros meses do ano, foram contabilizados 176 atendimentos, que referem à incêndios em terrenos, lixo, pasto, entre outros, que motivaram o deslocamentos da guarnição do Corpo de Bombeiros. O índice é bem maior em relação ao do ano passado.

Atear fogo em mato é uma prática criminosa que pode resultar em pagamento de multa e, em alguns casos, prisão. Para denúncias a população pode acionar a Polícia Militar Ambiental.

São gigantescos os prejuízos que são causados à biodiversidade, à dinâmica dos ecossistemas e a diversos tipos de agricultura do planeta, impactando significativamente os processos de mudanças climáticas na terra e do aquecimento global. Além disso, a fumaça pode trazer sérios riscos à saúde de quem vive próximo a esses locais, e contaminar o solo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado de veículos em MS cresce no 1º semestre de 2025 com alta nas vendas de usados e novos

O mercado automotivo de Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Detran-MS, o Estado contabilizou 227.293...

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...