29.1 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

Bombeiros de Três Lagoas orientam a população em relação às queimadas

07/08/2014 – Atualizado em 07/08/2014

Por: Ray Santa Cruz/Foto Viviane Pinheiro

Nesses meses de seca, o mais comum nas regiões do Centro Oeste é encontrar terrenos baldios sendo queimados, os motivos alegados para a pratica são variados, desde a limpeza do espaço, à retirada de possível esconderijos de vândalos e usuários de drogas. O número de queimada aumenta nos meses de junho à setembro de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Em Três Lagoas não poderia ser diferente, diariamente a população convive com as queimadas em grandes terrenos da cidade. A baixa umidade não contribui e deixa em risco a saúde das pessoas.

Quando existe o fogo em terrenos, há um riscos das chamas atingir residências próximas, assim como se a fumaça se espalhar próximo à rodovias o trânsito fica perigoso pois atrapalha a visibilidade dos motoristas.

Os riscos para saúde são: rinite alérgica, bronquite, entupimento nasal, vermelhidão dos olhos, problemas respiratórios e até intoxicação por inalar a fumaça.

O Tenente Domingos do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, afirmou que nessa época do ano as chamadas aumentam bruscamente devido às chácaras, sítios e grandes terrenos em torno do município. Ele diz que as pessoas não devem usar o fogo como ferramenta de limpeza contra o mato em terrenos baldios, pois isso coloca em risco a saúde e a vida, além de causar danos ao meio ambiente.

Domingos ainda explica que a população Três-lagoense deve se atentar em relação a proporção dos focos, pois, o Grupamento da cidade não possui uma grande equipe, e muitas vezes, uma viatura se desloca para atender a uma ocorrência que não é de grande proporção, com isso, pode acontecer de um registro mais grave ficar sem o atendimento rápido e devido.

Nesses seis primeiros meses do ano, foram contabilizados 176 atendimentos, que referem à incêndios em terrenos, lixo, pasto, entre outros, que motivaram o deslocamentos da guarnição do Corpo de Bombeiros. O índice é bem maior em relação ao do ano passado.

Atear fogo em mato é uma prática criminosa que pode resultar em pagamento de multa e, em alguns casos, prisão. Para denúncias a população pode acionar a Polícia Militar Ambiental.

São gigantescos os prejuízos que são causados à biodiversidade, à dinâmica dos ecossistemas e a diversos tipos de agricultura do planeta, impactando significativamente os processos de mudanças climáticas na terra e do aquecimento global. Além disso, a fumaça pode trazer sérios riscos à saúde de quem vive próximo a esses locais, e contaminar o solo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Anvisa proíbe produtos à base de alulose, um tipo de adoçante; entenda

Medida foi publicada no Diário Oficial da União A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a importação, a propaganda e...

Domingo de verão com possibilidade de chuva forte em Três Lagoas

Previsão aponta calor e variação de nuvens ao longo do dia, com chance significativa de chuva e temporais localizados à tarde e à noite No...

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...