11/05/2018 14h02
O soldado Lucas Salgueiro foi recepcionado com muita festa após 45 dias de curso.
Por: Laís Eger Penha
O 5º Grupamento de Bombeiros Militar apresentou hoje para os três-lagoenses o novo bombeiro a se formar no Curso de Mergulho Autônomo de Resgate. O soldado Lucas Salgueiro foi recepcionado em Três Lagoas (MS) com muita festa após 45 dias de curso. Com apenas 25 anos e há 3 anos na atividade de bombeiro, o soldado é um dos poucos a concluir o curso.
Realizado em Dourados, o curso é uma especialização, considerada a mais difícil entre as oferecidas aos bombeiros. Uma recepção foi montada, onde o comandante do Grupamento, o Tenente-Coronel Arruda falou a respeito do orgulho de ter bombeiros de mergulho na corporação. Após esse ato, uma volta na cidade com diversas viaturas do bombeiro foi realizada para demonstrar o novo bombeiro mergulhador.
Atualmente, em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, apenas 52 bombeiros são formados em mergulho de resgate. No curso, os militares aprendem técnicas busca em meio aquático de objetos e pessoas, além de receber instruções de como melhorar o desempenho na água.
Em entrevista exclusiva a Rádio Caçula FM, Salgueiro falou que o curso superou suas expectativas, mas revelou que ficar longe da família por um mês e meio foi difícil. Ele ainda comentou a respeito da importância do curso para a carreira de bombeiros.
“Pra mim é um curso que, antes de eu entrar no bombeiro, eu já assistia vídeos desse curso. Eu me sinto realizado em poder me tornar um mergulhador, é uma realização.”
O Tenente-Coronel Arruda, comandante do Grupamento, demonstrou a importância do curso.
“É muito importante, pois nós temos hoje apenas quatro mergulhadores de resgate. Mergulhar, todo bombeiro mergulha, mas um mergulhador de resgate é colocado em situações extremas. Aqui no Rio Paraná, nós temos locais onde a profundidade ultrapassa os 30 metros, onde precisa de um conhecimento muito específico, e nesses casos, esse tipo de mergulhador que é empregado.”
Para o Comandante, reconhecer os méritos do Soldado Salgueiro é de extrema importância, pois serve de incentivo para outros integrantes da corporação.
“É importantíssimo o reconhecimento desse bombeiro, pois muitos não querem fazer com medo do curso, pois ele é muito puxado, muito difícil, então temos que reconhecer para estimular que outros bombeiros venham a fazer o curso.”, declarou.
Encerrando a recepção, os companheiros de trabalho se reuniram e realizaram uma tradição: jogar o bombeiro concluinte do curso na piscina.

-
Content section component
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-