Economia – 31/01/2012 – 13:01
Boas notícias vindas da Europa e do Japão aqueceram mercados asiáticos nesta terça-feira
Enquanto o resultado em si das discussões entre gregos e seus credores ainda não aparece, os investidores confiam nas palavras de governantes. Nesta terça-feira, logo depois da reunião dos líderes da União Europeia, premiê grego, Lucas Papademos afirmou que as conversas estão bem perto de um fim positivo para o país.
Já no Japão, o que agitou o pregão desta terça-feira foram os dados de que a indústria do país cresceu muito mais do que o esperado. Em dezembro do ano passado, a produção manufatureira japonesa cresceu 4%, maior aumento em sete meses. Por causa disso, as bolsas da região fecharam o dia em alta.
O principal índice da Bolsa de Valores de Tóquio, o Nikkei, fechou a sessão desta terça-feira com alta de 0,11%, aos 8.802,51 pontos. Na China, o principal índice fechou alta de 1.20%, assim como a bolsa de valores da Coreia do Norte,que teve alta de 1.40%.
Europa
As principais bolsas de valores da Europa operam em alta nesta terça-feira. O fim da reunião entre os membros da UE, a 16ª desde o começo da crise na Grécia, levou líderes a cogitar uma multa para países que saírem da linha orçamentária e tiverem dívidas maiores que 60% do PIB.
No mais, foi acordado na reunião desta segunda-feira que haverá um aporte de 500 bilhões de euros para o fundo de estabilidade europeu. Na Alemanha, o índice de desemprego caiu mais do que o esperado entre dezembro e janeiro.
Na Inglaterra, o índice FTSE 100 opera com alta de 0,7%. Na Alemanha, o índice DAX acelera 0,64%.Na França, o CAC-40 ganha 0,89%. E na Itália, o MIB vai a 0,91% positivo.
Fonte: Tôsabendo.com / EFE