31.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Batalhão de Polícia Militar Rural divulga resultados de 2024 com queda na criminalidade no campo

Ações preventivas e repressivas do BPMRu fortalecem segurança no campo e resultam em apreensão de mais de R$ 29 milhões em produtos ilegais.

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), através do Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu), subordinado ao Comando de Policiamento Rural, anunciou nesta quarta-feira, 08, os resultados das operações realizadas em 2024. As ações equilibraram estratégias preventivas e repressivas, desempenhando um papel crucial na redução da criminalidade nas áreas rurais do estado.

Nas atividades preventivas, o BPMRu efetuou 1.119 abordagens a pessoas e 658 a veículos, garantindo maior segurança nas zonas rurais. Além disso, foram realizadas 12.615 visitas comunitárias, 2.711 visitas técnicas e 86 visitas solidárias, reforçando o apoio e o relacionamento com as comunidades locais.

Do lado repressivo, os resultados foram igualmente expressivos. Ao longo do ano, o BPMRu apreendeu 12.720 quilos de drogas e 1.804 quilos de defensivos agrícolas relacionados a crimes de descaminho e contrabando. No combate ao abigeato, 56 veículos foram apreendidos, cinco dos quais ligados diretamente a esses crimes. Foram recuperados 156 animais, incluindo 33 bovinos e 123 equinos, devolvidos aos proprietários em municípios como Bela Vista, Camapuã e Ponta Porã.

Adicionalmente, 29 armas de fogo foram confiscadas, com 28% delas vinculadas a crimes de abigeato. As operações resultaram na detenção de 122 indivíduos e na realização de dez flagrantes por este tipo de crime. O valor total das apreensões em produtos ilegais ultrapassou R$ 29 milhões, reforçando a segurança não apenas nas áreas rurais, mas também em outras regiões do estado e do país.

Outro foco importante foi a prevenção de invasões de terras, com 14 tentativas frustradas durante o ano. Este trabalho reitera o compromisso da PMMS em proteger propriedades rurais e manter a ordem no campo.

Desde a implementação do programa Campo Mais Seguro em 2022, houve uma redução significativa na criminalidade rural. Comparando os dados de 2024 com 2021, observou-se uma diminuição de 50,7% nos crimes de abigeato, 45,1% nos roubos, 31,5% nos furtos e 28,2% nos homicídios dolosos.

Os resultados demonstram o compromisso do BPMRu em garantir a segurança, ordem e progresso nas áreas rurais de Mato Grosso do Sul, refletindo o esforço contínuo de seus integrantes em combater o crime e fortalecer os laços com a população rural.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vigilância Sanitária alerta para riscos de canetas emagrecedoras irregulares em MS

Matheus Moreira Pirollo alertou sobre os riscos da automedicação, além das mortes em investigação e o combate ao comércio clandestino

Vereadores antecipam sessão e aprovam Seminário para tratar de programa estadual de regularização fiscal

Pauta da sessão inclui ainda indicações para representantes da administração municipal

Confira o que abre e o que fecha no ponto facultativo de Carnaval em Três Lagoas

Repartições públicas fecham até quarta-feira às 13h, serviços essenciais e balneário funcionam normalmente Nos dias 16 e 17 de fevereiro, segunda e terça-feira, diversos setores...