28.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Banco de leite da Santa Casa de Campo Grande registra queda de doações

O Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa de Campo Grande está enfrentando uma queda de 40% nas doações devido às festividades de fim de ano, recesso escolar e viagens das doadoras. Atualmente, 20 bebês estão internados e os estoques estão abaixo da metade.

De acordo com Isabela Tozzi, supervisora do BLH, todas as mães que amamentam são possíveis doadoras, e é crucial a conscientização sobre a importância dessas doações. O consumo diário de leite humano no hospital varia entre seis a oito litros, mas a média mensal arrecadada é de apenas 150 litros. O ideal seria ter o dobro dessa quantidade em estoque.

Um litro de leite humano doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia, e um mililitro é suficiente para nutrir um prematuro a cada alimentação. Antes de ser administrado aos bebês, o leite passa por uma análise microbiológica rigorosa. “É um processo bem controlado. Fazemos o cadastro na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH-BR) e personalizamos o envasamento conforme a prescrição médica”, explica Isabela.

Para ser doadora, a mãe precisa estar saudável, ter realizado todos os exames do pré-natal e ter leite em excesso. A equipe do BLH vai até a casa da doadora para entregar um kit de higiene e ensinar todo o processo de retirada, armazenamento e etiquetagem do leite. O banco também realiza coletas externas em todos os bairros da capital, com visitas previamente agendadas.

As doações de leite passam por um processo de pasteurização e podem ser congeladas por até seis meses. “Quando recebemos o leite externo, ele é submetido a alta temperatura e depois esfriado rapidamente”, detalha Isabela.

Serviço: Para doar, basta ligar para o telefone 3322-4174 ou entrar em contato pelo WhatsApp (67) 98472-5256. Também é possível ir pessoalmente ao Banco de Leite da Santa Casa de Campo Grande, que funciona 24 horas por dia.

Com informações Grito MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase corta pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026