Internacional – 01/04/2012 – 11:04
Ao menos 18 pessoas morreram e 15 ficaram feridas em uma série de avalanches nas províncias de Badakhshan, no extremo nordeste do Afeganistão neste sábado (31). “Inúmeras avalanches afetaram duas aldeias no distrito de Darwaz (na fronteira com o Tadjiquistão)”, explicou um porta-voz provincial, Shamsul Raman Shams, quem especificou que a maioria dos corpos, 14, estava em Monikhrowro.
O porta-voz acrescentou que as avalanches soterraram cerca de dez casas e meia centena de cabeças de gado, que frequentemente são o principal meio de subsistência da população local. “Ainda esperamos por mais deslizamentos nos próximos dias, especialmente no (próximo) bairro de Raghistan”, se lamentou Ramán Shams.
Os trabalhos de resgate estão sendo feitos com dificuldade pelas temperaturas e o difícil acesso às áreas afetadas, embora helicópteros estejam sendo usados para chegar até esses locais. A província de Badakhshan vive há semanas uma mortífera séria de avalanches que mataram dezenas de pessoas. Há dez dias, 20 pessoas morreram sepultadas no vale do Pamir. No início de março, mais 37 mortes após avalanche que sepultou mais de 20 casas no distrito de Shaki.
O degelo da primavera está sendo especialmente problemático neste ano, por causa das copiosas nevadas do inverno no Afeganistão, as maiores dos últimos 17 anos, segundo as autoridades. EFE fpw-pmm/dm
“Copyright Efe – Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe.”
Fonte: R7