31 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de julho, 2025

Atuação de jovens empreendedores é destaque em programa da Globo News

24/01/2014 – Atualizado em 24/01/2014

Liderança de Mato Grosso do Sul comenta o momento importante que o Brasil passa ao acreditar no potencial dos jovens empreendedores

Por: Assessoria

Nos últimos anos milhares de jovens decidiram que poderiam ser muito mais que simples funcionários, acreditando que seu potencial de pensar, criar, desenvolver e gerir uma idéia era o suficiente para torná-los “empreendedores”. E assim eles seguiram.

O sucesso de milhares de jovens empreendedores espalhados em todos os municípios brasileiros foi destacado no Programa Alexandre Garcia, do canal de televisão Globo News, da Rede Globo. O jornalista e apresentador é um dos mais respeitado na televisão brasileira e o programa exibido no primeiro dia do ano pela emissora debateu o tema “Jovens empreendedores aquecem a economia brasileira”.

Para discutir o assunto e analisar o tamanho do sucesso dos jovens empreendedores, Alexandre Garcia contou com os convidados Luiz Barreto, presidente nacional do Sebrae, e Marduk Duarte, presidente do Conselho Consultivo da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), entidade que é representada em Mato Grosso do Sul pela CDL Jovem de Campo Grande, Conselho de Jovens Empresários (CJE) e pela Associação de Jovens
Empreendedores e Empresários de MS (AJE MS).

A audiência dada pela Globo News aos jovens empreendedores brasileiros foi comemorado pelo diretor da CDL Jovem e ex-presidente da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários do MS, Dendry Rios. De acordo com ele, “o que o programa do respeitado jornalista Alexandre Garcia abordou foi um resumo do sucesso que os jovens empreendedores estão fazendo ao longo dos últimos anos que é ajudar na economia brasileira com geração de emprego, renda, novos negócios, investindo em tecnologia, inovando e descobrindo formas de empreender, enfim, contribuindo com o crescimento e o fortalecimento da economia”, garante ele, reforçando que “apesar do Brasil não ter números de folga para comemorar, o pouco crescimento que tem se deve muito aos jovens empreendedores que com sua fatia de contribuição mostram o porque nosso país é o mais empreendedor do mundo”, afirma o líder.

De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, o que contribuiu muito para essa força econômica dos jovens empreendedores foi a mudança de comportamento. “Há 10, 20 e 30 anos atrás, o sonho do jovem era estudar para garantir um bom emprego ou no serviço público ou em uma grande empresa, com estabilidade. Hoje, não. Temos pesquisado que 50% dos jovens que possuem entre 18 a 24 anos aspiram um dia a se tornarem empreendedores”, diz.

Barreto reforça ainda que à medida que a população foi ganhando mais confiança na economia e passando a consumir mais, aumento também o número de jovens que se dedicaram ao empreendedorismo. “Antigamente os empresários imaginavam apenas as classes A e B, e hoje podemos ver que como a classe C e D estão consumindo mais, com mais poder de compra, isso também foi desempenhado para empreendedorismo nessas classes”, afirma o presidente do Sebrae.

Questionado por Alexandre Garcia sobre essa vontade de ser empresário e poder encontrar pelo caminho alguns temporais de qualquer outra profissão, Marduk Duarte, da CONAJE, ressaltou que não se pode pensar dessa maneira. “É importante dizer que quebrar [falir], não é ruim. Quebrar muito é ruim. Nós precisamos mudar essa cultural. Sempre vejo um caso de sucesso e quando na verdade eu também quero ver um caso de fracasso, para que o cara que hoje venceu na vida, poder mostrar onde ele errou e corrigiu”, afirma Duarte.

A idéia de que muitos jovens já são considerados empreendedores de sucesso não pode ser generalizada. De acordo com Marduk Duarte, “esse é um dos papeis da CONAJE, que é mostrar para essa nova turma que deseja se tornar dono do próprio negócio que nós estamos batalhando todos os dias e que ainda estamos errando, corrigindo, quebrando…”, diz o presidente do Conselho Consultivo da CONAJE.

No Mato Grosso do Sul, os jovens empreendedores realizam diversas ações que contribuem com a formação empresarial dessa classe da sociedade. As entidades que representam a CONAJE no Estado realizam palestras, workshops, cursos e treinamentos, reuniões periódicas, entre outras ações. As ações, na maioria das vezes, são apoiadas pelo Sebrae, Federação do Comércio de MS, Federação das Indústrias de MS, Federação da Agricultura e Pecuária de MS e pela Junior Achievement.

Jovens empreendedores em números:

• De acordo com números do Sebrae, o Brasil tem hoje mais de 350 mil microempreendedores, um crescimento mais de 70& em relação aos dois últimos anos.

• A qualificação desses jovens empreendedores também aumentou.

• Mais da metade tem o Ensino Médio e ensino técnico, e cerca de 30% possuem o nível superior de ensino.

• Em Mato Grosso do Sul os jovens empreendedores realizaram mais de 20 ações somente no ano de 2013, beneficiando milhares de microempreendedores e acadêmicos que sonham um dia em montar o próprio negócio.

Onde encontrar uma entidade jovem empresarial no Estado:

• Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Mato Grosso do Sul:
Rua Rui Barbosa, 3327 Centro, Campo Grande/MS. Telefone: (67) 9624 4071. E-mail: [email protected]. Facebook: AJE MS.

• CDL Jovem de Campo Grande:
Rua Antônio Corrêa, 417 Monte Líbano, Campo Grande/MS. Telefone (67) 3320 4000. E-mail: [email protected]. Facebook: CDL Jovem Campo Grande

• Conselho de Jovens Empresários:
Rua 15 de Novembro, 3903 Centro, Campo Grande/MS. Telefone (67) 3312 5000. Site: www.cjems.com.br. Facebook: Conselho de Jovens Empresários de Mato Grosso do Sul.

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ministério da Saúde repassa recursos para testes rápidos de gravidez; Três Lagoas receberá R$ 4,5 mil

Municípios de MS serão contemplados com verba para aquisição de testes rápidos; em Três Lagoas, o repasse será de R$ 4,5 mil, com expectativa de compra superior a 2 mil unidades

Assinatura eletrônica do Gov.br cresce 90% no primeiro semestre de 2025

Serviço foi utilizado 95 milhões de vezes entre janeiro e junho; ferramenta permite validar documentos com segurança e validade jurídica

Três Lagoas convoca população para audiência pública sobre revisão do Plano Diretor

Encontro será no dia 29 de julho, às 18h, na Câmara Municipal; proposta segue diretrizes do Estatuto da Cidade e está disponível para consulta online