21.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Ativistas do Greenpeace são detidos por bloqueio de plataforma na Holanda

27/05/2014 – Atualizado em 27/05/2014

Seis integrantes da organização se acorrentaram a plataforma. Caso aconteceu no porto de Ijmuiden.

Por: G1

A polícia holandesa anunciou nesta terça-feira (27) a detenção de seis militantes do Greenpeace que se acorrentaram a uma plataforma de petróleo para impedir a saída da estrutura do país para perfurar petróleo no Ártico para a empresa russa Gazprom.

“Foram detidos porque se recusaram a abandonar a plataforma, apesar de uma ordem da polícia”, afirmou o porta-voz da força de segurança, Koss Venema.
O Greenpeace anunciou que os seis militantes permaneciam detidos, mas que a organização não tinha conhecimento das acusações.

A informação foi revelada por Faiza Oulahsen, uma das 30 ativistas do Greenpeace detidas pelas autoridades russas em setembro, durante uma ação contra uma plataforma de petróleo da Gazprom no Ártico.

A plataforma GSP Saturna está ancorada no porto de Ijmuiden, ao noroeste de Amsterdã. Os ativistas ecológicos cercaram a estrutura durante a noite e mergulhadores a acorrentaram ao dique para impedir a saída do país e a viagem até seu destino, o mar de Pechora, ao norte.

“Os militantes desejavam impedir que a Saturna seguisse para Dolginskoye para perfurar petróleo em nome da Gazprom”, afirma o Greenpeace em um comunicado.
A organização lidera uma campanha contra a exploração de combustíveis no Ártico, uma zona de ecossistemas frágeis.

Os ativistas detidos em setembro na Rússia, incluindo a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, foram acusados de pirataria antes da libertação em novembro, sob fiança, e de uma anistia anunciada em dezembro.

O Tribunal Internacional do Direito do Mar, ao qual a Holanda recorreu, ordenou no fim de novembro a liberação do navio Arctic Sunrise, de bandeira holandesa, e libertação dos 30 ativistas.

Foto: Greenpeace AP

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo