31.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Assembleia Legislativa realiza ato institucional pelo fim do feminicídio no dia 28

Evento marca o Agosto Lilás em Mato Grosso do Sul, que já registra 23 feminicídios em 2025

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promove, na próxima quinta-feira (28), às 11h, o Ato Institucional do Agosto Lilás, em alusão ao mês de enfrentamento à violência contra a mulher. A mobilização será realizada na rampa do Parlamento, logo após a sessão plenária, e busca chamar a atenção para o cenário alarmante de feminicídios e agressões no estado.

A iniciativa é liderada pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar. A parlamentar destacou que somente em 2025, até o momento, 23 mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso do Sul. “Cada número representa uma vida interrompida, uma família destruída. Não podemos aceitar que o feminicídio continue sendo manchete em nosso Estado”, afirmou.

Levantamento do Monitor da Violência Contra as Mulheres, do Tribunal de Justiça de MS em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, aponta a gravidade do problema:

  • 23 feminicídios registrados desde janeiro;
  • 2.098 vítimas de violência doméstica em março, mês com maior número de ocorrências;
  • 1.933 mulheres agredidas em janeiro;
  • Em agosto, até agora, 975 mulheres buscaram ajuda.

O Ato Institucional contará com a presença de lideranças femininas, como a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel; a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher do TJMS; a advogada Kátia Claro, idealizadora da Corrida dos Poderes; e a secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva.

Para Mara Caseiro, a mobilização é uma oportunidade de união entre os Poderes e a sociedade civil. “O Agosto Lilás não é apenas um mês de conscientização, é um chamado para que toda a sociedade diga basta à violência contra a mulher”, disse.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cartórios de MS terão horário especial de atendimento no Carnaval 2026

Unidades fecham nos dias 16 e 17 de fevereiro e reabrem na quarta-feira, a partir das 12h, com exceção do registro civil que manterá plantão para nascimentos e óbitos

Projeto de lei cria Cadastro Estadual de Condenados por Violência Doméstica em MS

Proposta em votação na Assembleia Legislativa prevê banco de dados com acesso restrito e gestão pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Trânsito terá mudanças para o CarnaTRÊS 2026 em Três Lagoas

Interdições começam já na fase de preparação do evento para garantir segurança e organização dos foliões