23.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Assembleia Legislativa realiza ato institucional pelo fim do feminicídio no dia 28

Evento marca o Agosto Lilás em Mato Grosso do Sul, que já registra 23 feminicídios em 2025

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promove, na próxima quinta-feira (28), às 11h, o Ato Institucional do Agosto Lilás, em alusão ao mês de enfrentamento à violência contra a mulher. A mobilização será realizada na rampa do Parlamento, logo após a sessão plenária, e busca chamar a atenção para o cenário alarmante de feminicídios e agressões no estado.

A iniciativa é liderada pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar. A parlamentar destacou que somente em 2025, até o momento, 23 mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso do Sul. “Cada número representa uma vida interrompida, uma família destruída. Não podemos aceitar que o feminicídio continue sendo manchete em nosso Estado”, afirmou.

Levantamento do Monitor da Violência Contra as Mulheres, do Tribunal de Justiça de MS em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, aponta a gravidade do problema:

  • 23 feminicídios registrados desde janeiro;
  • 2.098 vítimas de violência doméstica em março, mês com maior número de ocorrências;
  • 1.933 mulheres agredidas em janeiro;
  • Em agosto, até agora, 975 mulheres buscaram ajuda.

O Ato Institucional contará com a presença de lideranças femininas, como a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel; a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher do TJMS; a advogada Kátia Claro, idealizadora da Corrida dos Poderes; e a secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva.

Para Mara Caseiro, a mobilização é uma oportunidade de união entre os Poderes e a sociedade civil. “O Agosto Lilás não é apenas um mês de conscientização, é um chamado para que toda a sociedade diga basta à violência contra a mulher”, disse.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026