28.3 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Assembleia Legislativa realiza ato institucional pelo fim do feminicídio no dia 28

Evento marca o Agosto Lilás em Mato Grosso do Sul, que já registra 23 feminicídios em 2025

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promove, na próxima quinta-feira (28), às 11h, o Ato Institucional do Agosto Lilás, em alusão ao mês de enfrentamento à violência contra a mulher. A mobilização será realizada na rampa do Parlamento, logo após a sessão plenária, e busca chamar a atenção para o cenário alarmante de feminicídios e agressões no estado.

A iniciativa é liderada pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar. A parlamentar destacou que somente em 2025, até o momento, 23 mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso do Sul. “Cada número representa uma vida interrompida, uma família destruída. Não podemos aceitar que o feminicídio continue sendo manchete em nosso Estado”, afirmou.

Levantamento do Monitor da Violência Contra as Mulheres, do Tribunal de Justiça de MS em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, aponta a gravidade do problema:

  • 23 feminicídios registrados desde janeiro;
  • 2.098 vítimas de violência doméstica em março, mês com maior número de ocorrências;
  • 1.933 mulheres agredidas em janeiro;
  • Em agosto, até agora, 975 mulheres buscaram ajuda.

O Ato Institucional contará com a presença de lideranças femininas, como a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel; a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher do TJMS; a advogada Kátia Claro, idealizadora da Corrida dos Poderes; e a secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva.

Para Mara Caseiro, a mobilização é uma oportunidade de união entre os Poderes e a sociedade civil. “O Agosto Lilás não é apenas um mês de conscientização, é um chamado para que toda a sociedade diga basta à violência contra a mulher”, disse.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...

Fraudes no INSS e crime organizado dominam investigações do Congresso em 2025

CPMIs e CPIs avançam sobre descontos ilegais de aposentados, esquemas bilionários e a atuação de facções no Estado As fraudes no Instituto Nacional do Seguro...