23.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Assembleia Legislativa de MS inaugura usina solar e reforça compromisso com sustentabilidade até 2030

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) inaugurou nesta quarta-feira (25) uma usina geradora de energia solar fotovoltaica, reforçando o compromisso com o programa MS Carbono Neutro até 2030. A instalação atende todo o prédio atual e futuras ampliações da Casa de Leis.

Com potência de 1,30 MWp e produção anual estimada em 1,9 milhão de kWh, o sistema visa garantir autossuficiência energética e reduzir custos operacionais. Atualmente, a conta de luz da ALEMS gira em torno de R$ 110 mil mensais, valor que deve ser zerado após o recesso parlamentar.

“O investimento vai preparar a Assembleia para os próximos 20 anos”, destacou o presidente Gerson Claro (PP), que elogiou as reformas estruturais realizadas pela gestão anterior. Já o primeiro secretário, deputado Paulo Corrêa (PSDB), ressaltou que o projeto foi dimensionado com 25% de margem adicional, garantindo funcionamento até 2050.

A usina conta com 1.907 módulos fotovoltaicos e 8 inversores, ocupando uma área de 6.100 m² no teto do prédio. A execução foi realizada pela empresa MS Energy Engenharia. Segundo o arquiteto da ALEMS, Neder Schabib Peres, a obra foi concluída em apenas 60 dias.

Estuda-se ainda a instalação de baterias para garantir autonomia energética mesmo em dias nublados ou de instabilidade.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Última segunda de 2025 será marcada por calor e possibilidade de chuva em Três Lagoas

Avanço de frente fria e alta umidade podem provocar instabilidade na região, segundo o Cemtec-MS.

Bolsa Família: Confira o calendário de pagamentos do para 2026

Os pagamentos acontecem sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)...

Novo pedinte ocupa o mesmo ponto de “Cheiroso” na Filinto e reacende debate

Vazio deixado no canteiro central foi rapidamente preenchido; aumento de pedintes em diferentes regiões da cidade preocupa moradores e expõe limites das políticas públicas Menos...