Morreram em acidente aéreo no Mato Grosso do Sul o arquiteto Kongjian Yu e o cineasta Luiz Fernando Ferraz, que trabalhavam juntos em um documentário sobre cidades-esponja
O arquiteto chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores nomes da arquitetura paisagística no mundo, morreu na queda de uma aeronave no final da tarde de terça-feira (23), no Pantanal sul-mato-grossense, em uma área de difícil acesso na região da Fazenda Barra Mansa, município de Aquidauana (MS), a cerca de 140 quilômetros de Campo Grande.
Yu estava no Brasil gravando um documentário sobre o conceito de “cidades-esponja”, projeto urbanístico que defende o uso de áreas verdes e parques para lidar com o excesso de água das chuvas, prevenindo enchentes em centros urbanos. O arquiteto era doutor pela Universidade de Harvard, professor da Universidade de Pequim e consultor do governo chinês. Seus projetos foram implementados em mais de 70 cidades ao redor do mundo e renderam diversos prêmios internacionais.
Além de Kongjian Yu, morreram no acidente os cineastas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, diretor do documentário Dossiê Chapecó, indicado ao Emmy Internacional, e Rubens Crispim Jr., fundador da produtora Poseídos e responsável por projetos exibidos em canais como Discovery Channel, National Geographic, TV Globo, Arte 1, entre outros.
O piloto da aeronave, Marcelo Pereira Barros, que era também o proprietário do monomotor modelo Cessna 175 (prefixo PT-BAN), fabricado em 1958, não resistiu ao impacto. Segundo informações preliminares, há suspeitas de que o piloto tenha tentado uma arremetida, manobra de interrupção do pouso para nova tentativa, mas o avião perdeu altitude e explodiu ao cair.
O grupo havia chegado ao Pantanal no sábado (20) e planejava retornar a Campo Grande na terça-feira. As filmagens faziam parte de um documentário sobre o conceito das cidades-esponja, com locações próximas à região onde são gravadas cenas da novela Pantanal.
Luiz Fernando Ferraz iniciou sua carreira em 2007 na Olé Produções. Além do Dossiê Chapecó, ele dirigiu To Wino or To Win, sobre o time saudita Al Nassr, e a série Algo no Espaço, dedicada a artistas contemporâneos. Também foi responsável por um documentário sobre o arquiteto Álvaro Siza, exibido em festivais internacionais.
Rubens Crispim Jr. possuía quase duas décadas de atuação no mercado audiovisual, com trabalhos em documentários, séries e filmes voltados para arte, meio ambiente e cultura. A produtora que fundou, a Poseídos, era reconhecida por seu estilo visual marcante e linguagem autoral.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) confirmou que os dois cineastas e o arquiteto vieram ao estado exclusivamente para a gravação do documentário. Kongjian Yu havia passado, dias antes, pela Bienal do Livro de São Paulo e participou no início do mês da conferência internacional do CAU 2025, em Brasília (DF).
O local da queda é de difícil acesso e equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) continuam os trabalhos de perícia. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que a aeronave não estava autorizada para realizar voos como táxi aéreo.
As causas do acidente seguem sob investigação.


Com informações Campo Grande News