20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 9 de maio, 2025

Apple e Google teriam acordo para não recrutar funcionários

Economia – 30/01/2012 – 13:01

Um juiz da Califórnia, nos Estados Unidos, solicitou que Google, Apple e outras cinco empresa de tecnologia apresentem seus argumentos frente à acusação de que as companhias tenham feito um acordo para não roubarem funcionários qualificados umas das outras. Além das duas companhias, Pixar, Intel, LucasFilm, Adobe e Intuit estão sendo investigadas. A ação coletiva, pedida por cinco engenheiros de software, acusa as empresas de conspirarem para manter a remuneração de funcionários baixa, eliminando a concorrência de mão de obra qualificada.

Em um e-mail enviado em 2007 pelo então CEO da Apple Steve Jobs, o executivo pedia ao então CEO do Google Eric Schmidt para que o departamento de recursos humanos parasse de tentar contratar um engenheiro da Apple. A mensagem teria sido encaminhada por Schmidt a funcionários do RH do Google, afirmando que a empresa teria uma política de não recrutar funcionários da Apple e que parassem esses tipos de ofertas de emprego.

O funcionário do Google responsável pela tentativa de contratação foi demitido, e o responsável pelo departamento de pessoal da empresa emitiu um comunicado afirmando que tudo não passou de um “incidente isolado” e pedindo “desculpa a Steve Jobs”.

Segundo o jornal El País, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação sobre o caso em 2009, mas ela não seguiu em frente. Em 2010, um antigo funcionário da LucasFilms acusou as empresas por violação das leis antimonopólio. A ação civil é coletiva, e mais pessoas podem se juntar a ela. Segundo o autor da ação, esses acordos ajudaram a evitar aumentos salariais entre 10% e 15%.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira tem previsão de tempo quente e instável em Três Lagoas

Possibilidade de chuva marcam a véspera da frente fria que deve avançar pelo estado, onde mesmo assim o calor pode chegar a 34°C durante a tarde.

Operação Caminhos Seguros reforça proteção a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Ação do 2º BPM intensifica abordagens e vistorias em áreas críticas para combater crimes contra o público infantojuvenil.

Igreja Católica tem novo papa: americano Robert Prevost é eleito e adota o nome Leão XIV

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, como o novo papa da Igreja Católica. Ele será...