29/10/2013 – Atualizado em 29/10/2013
Mais uma vez, todo o trabalho sério e árduo de toda a equipe fez com a família de Irani da Silva fosse ajudada pelas autoridades municipais
Por: Marco Campos
A emissora Rádio Caçula de Três Lagoas mais uma vez obteve sucesso em sua matéria jornalística publicada nesta segunda-feira (28) em seu portal e ao vivo na emissora, que mostrou a história da vida real em que a família da desabrigada Irani da Silva Oliveira Magalhães que possui 10 filhos, todos menores de idade.
TEMPORAL
Devido um forte temporal na tarde do último domingo (27), a família teve os pertences pessoais, objetos e toda a casa destruída durante o temporal que durou pouco mais de uma hora.
PEDIDO DE AJUDA
Após ser comunicada do fato pela própria moradora, A Rádio Caçula enviou uma equipe de jornalismo ao local para constatar os estragos e tentar de alguma forma, ajudar as pessoas que habitam no local.
MÍDIA DO ESTADO
Após a divulgação na mídia eletrônica e falada, ouvintes começaram a prestar suas solidariedades doando diversos pertences e alimentos a família.
O caso tomou grande proporção e chamou a atenção da mídia estadual que divulgou na íntegra a lamentável perda da família.
PAPEL DA IMPRENSA
O trabalho do jornalismo da Rádio Caçula é pioneiro em Três Lagoas há mais de 40 anos e a todo o momento prestou ajuda, apoio e solidariedade ao povo mais carente e necessitado, doando milhares de alimentos aos mais necessitados durante os programas “Gesto de Amor” entre outras campanhas já conhecidas pela população três-lagoense.
Mais uma vez, todo o trabalho sério e árduo de toda a equipe fez com a família de Irani da Silva fosse ajudada pelas autoridades municipais.
O casal e proprietário da Rádio Caçula, Romeu de Campos Júnior e Toninha Campos ordenou que a matéria fosse acompanhada de perto para que a família não ficasse na situação de calamidade.
“Temos que ajudar o próximo. Se todos pararem de pensar em cuidar da vida dos outros, nunca vão fazer algo de bom que possa beneficiar as pessoas mais necessitadas. O mundo estaria diferente se cada pessoa fizesse sua contribuição sem pensar em ter nada em troca”, disse Toninha Campos.
Após a publicação da matéria, a Rádio Caçula chamou a atenção da Prefeitura Municipal que prestou ajuda e fará o acompanhamento da desabrigada, conforme diz na nota oficial enviada à redação da emissora nesta terça-feira que diz:
LEIA NA ÍNTEGRA:
Família do Cinturão Verde recebe assistência básica do CRAS Vila Piloto
Equipe do Centro de Referência de Assistência Social, ao tomar conhecimento da situação, causada por tempestade da tarde de domingo (27), esteve no local para atendimento da família
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS Vila Piloto, prestou atendimento de assistência, acompanhamentoe ajuda a uma família que perdeu casa e todos os pertences, no Cinturão Verde, vítima de rápida e forte tempestade que castigou parte da Cidade, na tarde do último domingo (27).
Equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Piloto, que tem como coordenadora Sandra Eliza Ferreira de Amorim, logo que tomou conhecimento do fato, deslocou-se até o lote 87 do Cinturão Verde, onde reside a família de Irani Silva de Oliveira Magalhães.
“Logo que tomamos conhecimento desse fato, mesmo sendo final de semana e Ponto Facultativo (Dia do Servidor), acompanhada de uma assistente social da nossa equipe, estivemos no Cinturão Verde e realizamos os procedimentos necessários de assistência básica a essa família, que é cadastrada e assistida pelo CRAS Vila Piloto”, informou a coordenadora Sandra.
“A assistência básica, nesses casos, consiste em providenciar encaminhamento para um local seguro de abrigo e acolhida à família, alimentação, roupas e agasalhos, quando se fizerem necessários”, explicou Sandra.
“Foi isso que fizemos de imediato. Graças à solidariedade de uma família vizinha da dona Irani, logo foi providenciado local para abrigá-la junto com seus filhos, até que sua casa seja reconstruída”, contou.
“Mesmo assim, de imediato também providenciamos lençóis, cobertores e colchões para a família, assim como a alimentação necessária”, informou.
Além dessas ações, pertinentes à Assistência Social, quando ocorre um fato desses, “nossa equipe também orientou a família e fez os devidos encaminhamentos para providências de emissão de documentos civis que se fizerem necessários (RG, CPF e outros), perdidos ou danificados com o desabamento da casa onde residiam”, completou a coordenadora Sandra.



