35.7 C
Três Lagoas
sábado, 21 de fevereiro, 2026

Após cinco dias de ocupação, alunos da PUC-SP deixam sala da ouvidoria

Geral – 21/04/2012 – 07:04

Jovens estavam dormindo no espaço da universidade desde segunda-feira (16)

Após cinco dias de ocupação, grupo de estudantes dos cursos de jornalismo e multimeios da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) decidiu deixar a sala da ouvidoria da instituição, a qual ocupavam desde segunda-feira (16).

Os jovens pediam que a universidade disponibilizasse uma nova sala para o centro acadêmico, para que ele voltasse a ter um espaço físico dentro da universidade. A partir de um acordo feito no final da tarde de quinta-feira (19), os jovens receberam da instituição um novo espaço.

De acordo com a assessoria de comunicação da instituição, o reitor ofereceu uma sala próxima a área conhecida como Prainha (onde funciona a maioria dos cursos da PUC-SP), que deverá ser reformada para que os estudantes possam montar o centro acadêmico. O prazo para que o local esteja disponível é 12 de maio.

Entenda o caso

A ocupação é uma forma de manifestação contra a universidade que fechou o prédio Comfil de comunicação para obras e não transferiu o Centro Acadêmico Benevides Paixão para outro prédio, como o prometido pela reitoria.

Os alunos dos cursos foram transferidos para outros prédios da universidade, porém, segundo o Centro Acadêmico Benevides Paixão, mesmo com as negociações de oito meses com a reitoria, incluindo assembleias, atos e audiência pública com o reitor Dirceu de Mello, que afirmou que não removeria os cursos da FAFICLA (Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes) antes de ter espaço para todos, a universidade começou a demolição do prédio sem garantir um lugar para o centro acadêmico.

Em assembleia realizada na segunda-feira (16) com participação de uma funcionária da ouvidoria e o professor assessor da reitoria Mário Fontes, os alunos decidiram ocupar a sala de forma simbólica, sem agredir o espaço. Na assembleia foi decidido que a PUC teria uma semana para encontrar um lugar para o centro acadêmico.

A PUC iniciou as obras no prédio Comfil que abriga a FAFICLA no meio do ano passado para melhorar a infraestrutura dos cursos.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Fibromialgia passa a ser reconhecida como deficiência e amplia acesso a direitos no Brasil

Regulamentação permite benefícios como filas e vagas preferenciais; especialista explica como pacientes podem obter identificação e apoio Pacientes com fibromialgia receberam uma notícia aguardada durante...

Pé-de-Meia do ensino médio: MEC divulga calendário de pagamentos para 2026

Portaria define datas de repasses, critérios de participação e regras para estudantes da rede pública inscritos no CadÚnico O Governo Federal, por meio do Ministério...

Dia Mundial das Doenças Raras alerta para importância do diagnóstico genético precoce

Especialista destaca sinais de alerta, avanços tecnológicos e impacto do diagnóstico na qualidade de vida dos pacientes e familiares O Dia Mundial das Doenças Raras,...