21.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Apicultura em MS deve se expandir com regulamentação de produtos de abelhas e derivados

A regulamentação de produtos provenientes de abelhas e seus derivados deve expandir o mercado da apicultura em Mato Grosso do Sul. O chamado Selo Arte será válido a partir do dia 1° de outubro.

O motivo é que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou a portaria nº 289, de 13 de setembro de 2021, no diário oficial da união, regulamentando a produção artesanal dos produtos de origem animal na apicultura.

“O Selo Arte permitirá que os produtos provenientes de abelhas e seus derivados, que são produzidos de forma artesanal e tradicional, sejam regulamentados. É uma ótima oportunidade para os apicultores e meliponicultores de Mato Grosso do Sul de expandir os mercados e agregar valor aos seus produtos”, avalia Fernanda Oliveira, analista técnica do Sistema Famasul

Conforme o Mapa, os produtos artesanais de abelhas Apis mellifera e de abelhas nativas sem ferrão se encaixam no regulamento.  

O uso de ingredientes industrializados deve ser restrito ao mínimo necessário, sendo vedada a utilização de corantes, aromatizantes e outros aditivos considerados cosméticos.

As técnicas e os utensílios adotados que influenciem ou determinem a qualidade e a natureza do produto final devem ser predominantemente manuais em qualquer fase do processo produtivo.  

Selo Arte

Com o Selo Arte, é possível o comércio nacional de produtos alimentícios de origem animal elaborados de forma artesanal. O Selo é um certificado de identidade e qualidade.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...