22 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

Anvisa suspenderá venda da prótese holandesa Rofil

Educação – 10/01/2012 – 17:01

O comércio de próteses mamárias Rofill, fabricadas com silicone feito pela PIP (Poly Implant Prothèse), será proibido no Brasil.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve emitir um comunicado em breve. Com a decisão, fica cancelada a autorização de venda do produto no Brasil pela Pharmedic Pharmaceuticals Importação.

Usuárias dos implantes holandeses já se queixaram do silicone, mas não há detalhes dos problemas.

A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, nos Estados Unidos, também havia mencionado a Rofil e a PIP em um documento divulgado no início deste mês, em que recomendava a remoção ou troca imediata dos produtos por ambos apresentarem risco de rompimento.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica disse que recebeu denúncias de que a Rofil usava o mesmo material da PIP.

Segundo Sebastião Guerra, ex-presidente da entidade, estima-se que 15 mil pares de Rofil chegaram ao país.

No caso da PIP, foram 34 mil unidades importadas e 24,5 mil implantadas em cerca de 12.500 pessoas.

No fim de dezembro, a Anvisa cancelou o registro da PIP baseada em testes realizados por autoridades francesas.

AÇÃO COLETIVA

A agência pode ser envolvida em uma ação coletiva de pedido de indenização por causa das próteses de silicone francesas defeituosas vendidas no país.

A advogada Soraya Casseb de Miranda Barbosa, de São Paulo, diz que está buscando um grupo de pacientes com os implantes da PIP para elaborar a ação, envolvendo a Vigilância Sanitária brasileira e o governo francês.

Soraya é mulher do cirurgião André Luis de Miranda Barbosa, que tem consultório em São Paulo.

Ele afirma que colocou as próteses francesas em cerca de cem mulheres, antes do veto à venda desse silicone em 2010.

Fonte: Folha

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

iPhones com iOS antigo perderão acesso ao WhatsApp na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (5), o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com iOS inferior à versão 15.1. O aplicativo também não é...

Ataque com canivete deixa jovem em estado grave durante evento em Três Lagoas

Três pessoas foram esfaqueadas no Balneário Municipal durante torneio de pesca na noite desta sexta-feira, 02, onde agressor segue foragido e Polícia Civil investiga o caso.

Carro desgovernado derruba semáforo em avenida próximo à Rodoviária em Três Lagoas

Motorista com sinais de embriaguez colidiu violentamente em cruzamento movimentado e precisou ser algemado após comportamento agressivo.