24.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro, 2025

Analistas reduzem estimativa de inflação brasileira para 2012

Geral – 02/01/2012 – 15:01

A inflação brasileira em 2012, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), será de 5,32 por cento, segundo prognóstico de analistas do mercado financeiro, divulgada hoje pelo boletim Focus.

A publicação semanal do Banco Central detalha que esta é a quinta semana consecutiva em que os especialistas reduzem sua estimativa sobre o IPCA para este ano recém iniciado.

No entanto, pela terceira vez sucessiva, os especialistas aumentaram a inflação para 2011 e fixaram-na agora em 6,55 por cento, 0,05 por cento superior à cota máxima estabelecida como meta oficial, que tem média em 4,5 por cento e um intervalo de tolerância de mais ou menos dois pontos percentuais.

Na próxima sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelará os dados oficiais sobre o IPCA do país em 2011.

Meios da imprensa brasileira mencionam que com a inflação oficial ultrapassando o limite máximo da meta, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, terá que justificar e explicar os motivos desse aumento em carta aberta ao ministro da Fazenda. Isso já ocorreu em 2001, 2002 e 2003.

Fonte: Hoje

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avistamento de lobo-guará em fazenda da Eldorado Brasil mostra integração entre florestas plantadas e fauna silvestre

Avistamento de lobo-guará em fazenda da Eldorado Brasil mostra integração entre florestas plantadas e fauna silvestre.

Comissão de Segurança aprova projeto de Marcos Pollon que autoriza construção de estandes de tiros particulares vinculados à pessoa física

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3827/2025, de autoria do...

Coordenadora de Telessaúde destaca avanços da saúde digital em MS

Rosângela Dobbro reforçou que programa amplia acesso a especialistas, reduz filas e fortalece a atenção primária em todo o Estado.