23 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda participam de palestra

10/09/2014 – Atualizado em 10/09/2014

Alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda participam de palestra sobre questões indígenas

Por: Assessoria

Os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da AEMS, Faculdades Integradas de Três Lagoas, participaram da palestra “Ei! O que este índio está fazendo aqui: Etnicidade, Religião e Poder Simbólico”, ”ministrada pelo historiador Dennis Fernandes. A palestra ocorreu na produtora da Instituição e contou com alunos do primeiro ao quarto ano.

Dos assuntos abordados, associações da religião e história, aspectos sobre os indígenas do Mato Grosso do Sul e também alguns apontamentos sobre o pentecostalismo, foram abordados. Para o professor Dennis Fernandes, “precisamos entender o momento histórico e também o contexto de Mato Grosso do Sul. Os índios estão presentes em nosso cotidiano e em vários momentos são massacrados pelos latifundiários, pela imprensa e também pelos não índios. Precisamos rever alguns conceitos”, ressalta.

As etnias foram apresentadas pelo pesquisador, onde mais de 67 mil índios estão presentes no Mato Grosso do Sul, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010. São eles: Kaiowá/Guarani, Terena, Kadiwéu, Ofaié, Guató, Kinikinau, Atikum e Kamba.

A palestra teve a interação dos alunos e também da professora Me. Luciana Mendes, que contribuiu com os seus conhecimentos. Para o coordenador do curso de Jornalismo, professor Me. Rafael Furlan Lo Giudice, “ é de extrema importância os alunos participarem de palestras que abordem esse conteúdo. A resolução do Conselho Nacional de Educação e também a lei nª 10.639 de 09 de janeiro de 2003, dizem que nos cursos superiores temos que trabalhar assuntos como a influência indígena e africana na formação da identidade nacional e na sociedade brasileira contemporânea. Tanto no Jornalismo, quanto na Publicidade e Propaganda, os discentes abordam esses conteúdos nas disciplinas de comunicação, filosofia e pensamento contemporâneo, humanidades e cidadania, entre outras”, conclui.

No final da palestra, Dennis explicou aos alunos sobre habitus, questões ligadas à história individual e também sobre o teórico Pierre Bourdieu.

Mais informações sobre o curso de jornalismo da AEMS, entre em contato pelo e-mail [email protected] .

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em parceria com a SES, Bioparque Pantanal realiza “Dia D” de combate à dengue

A educação ambiental tem papel fundamental nesse contexto, atuando como uma ferramenta essencial para a formação de uma consciência coletiva sobre os impactos das nossas ações no meio ambiente e, consequentemente, na saúde pública.

MS leva ‘visão de futuro’ até a COP30 e apresenta trabalho referência em sustentabilidade e desenvolvimento

O governador Eduardo Riedel participa, junto aos secretários titular e adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente Jaime Verruck e Artur Falcette, de inúmeras agendas na capital paranense.

Abertas inscrições do Processo Seletivo Simplificado para professores temporários da REE-MS

Será admitida a inscrição somente via internet, no portal www.avalia.org.br, até as 17h do dia 25 de novembro de 2025, respeitado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.