26 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Alerta de dengue tipo 3 nas Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta epidemiológico devido ao alto risco de surtos de dengue tipo 3 nas Américas. Segundo a entidade, o sorotipo já foi identificado em diversos países, incluindo Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru.

A Opas solicitou aos países que intensifiquem a vigilância, o diagnóstico precoce e a gestão clínica para enfrentar um possível aumento de casos de dengue. A Argentina também registrou alguns casos de dengue tipo 3 em 2024.

O vírus da dengue possui quatro sorotipos distintos, e a imunidade contra um deles oferece proteção vitalícia apenas para esse específico. Isso significa que infecções subsequentes com outros sorotipos podem aumentar o risco de formas graves da doença.

A Opas alertou que o surgimento ou aumento de circulação de um sorotipo anteriormente não predominante pode levar a um aumento de casos de dengue, devido à maior vulnerabilidade da população. No Brasil, o sorotipo 3 não é predominante desde 2008.

O sorotipo 3 tem sido associado a formas graves da doença, mesmo em infecções primárias (quando o paciente não possui histórico de infecções por outros sorotipos). A Opas expressou preocupação com o impacto potencial do sorotipo 3 na saúde pública.

O ressurgimento do sorotipo 3 após um longo período de ausência em certas áreas das Américas aumenta a vulnerabilidade das populações não expostas anteriormente.

Estatísticas

Em 2024, mais de 13 milhões de casos de dengue foram reportados nas Américas, com 22.684 classificados como dengue grave (0,17%) e 8.186 mortes associadas.

Nas primeiras semanas de 2025, 23 países e territórios das Américas registraram 238.659 casos de dengue, com a maioria concentrada no Brasil (87%). Colômbia (5,6%), Nicarágua (2,5%), Peru (2,5%) e México (2,5%) também reportaram casos. No total, 263 foram classificados como dengue grave, além de 23 mortes confirmadas.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Lei: Sancionada divulgação do Protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul

Lei 6.445/2025 determina a divulgação do protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher.