30.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Aleitamento materno exclusivo avança e Mato Grosso do Sul supera meta da OMS

Estado registra 63% de bebês amamentados até os seis meses e reforça campanhas no Agosto Dourado

Mato Grosso do Sul alcançou, em 2024, uma prevalência de 63% de aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, superando a meta de 50% estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2025. O resultado evidencia o compromisso do estado com políticas públicas que incentivam a amamentação, além de marcar as ações do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre o tema.

De acordo com Liliane Rodrigues, referência técnica em aleitamento materno da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o avanço depende do esforço coletivo. “Superar a meta da OMS demonstra que o Mato Grosso do Sul está no caminho certo, mas em 2025 vamos intensificar ações para garantir ambientes favoráveis à amamentação, com apoio nos municípios, profissionais capacitados e políticas públicas acolhedoras”, afirma.

A campanha do próximo ano destaca a importância de criar ambientes que favoreçam a amamentação em casa e no trabalho. Entre os fatores essenciais estão a licença-maternidade, o suporte de profissionais de saúde, redes de apoio e locais apropriados para amamentar ou armazenar o leite materno.

Segundo a OMS, o leite materno é o alimento mais completo para os primeiros meses de vida, prevenindo doenças como infecções respiratórias, diarreia e obesidade. Também fortalece o sistema imunológico, melhora o desenvolvimento cognitivo e reduz a mortalidade infantil.

Além dos benefícios para os bebês, a amamentação traz vantagens para a saúde das mulheres, como a redução do risco de câncer de mama e ovário, além de favorecer a recuperação no pós-parto.

O Agosto Dourado é celebrado em todo o país por meio da Lei Federal nº 13.435/2017. Em Mato Grosso do Sul, o ipê-branco foi escolhido como símbolo da campanha, por florescer nesta época e representar o ciclo de renovação da vida.

Mais informações podem ser acessadas em www.aleitamento.com.br.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas aplica mais de 5 mil doses durante Campanha de Multivacinação em outubro

Ação da Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da imunização e amplia cobertura vacinal entre crianças e adolescentes de até 14 anos

Força Tática apreende menores suspeitos de furtar moto em Três Lagoas

Veículo foi encontrado escondido em área de mata no bairro Cinturão Verde após diligência na madrugada deste domingo, 02.

Produção industrial recua 0,4% em setembro e juros altos freiam recuperação no Brasil

Pesquisa do IBGE mostra queda em 12 dos 25 segmentos da indústria; especialistas apontam impacto da taxa Selic e efeitos do tarifaço americano