23 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Aldeia Olyntho Kamayurá é feita em Escola para celebrar o Dia do Índio

Além da construção de uma oca, os alunos da Escola Municipal Olyntho Mancini vivenciaram pesca, plantação e caça em atividades práticas.

18/04/2019 16h21
Por: Mirela Coelho

Buscando levar os alunos a vivenciarem a cultura indígena em comemoração ao Dia do Índio celebrado em 19 de abril, cerca de 540 crianças de 5 a 11 anos, da Escola Municipal Olyntho Mancini, participam de atividades práticas no pomar da Unidade nesta quinta-feira (18) pela manhã.

Em homenagem à descendência de uma de suas professoras, a equipe da escola recriou no local uma Aldeia com folhas de coqueiro chamando-a de Olyntho Kamayurá.

Com som ambiente os professores conversavam com os alunos no interior da Oca e depois os levava para desenvolverem atividades tais como a pesca, plantação e caça, todos criados artesanalmente.

Segundo o diretor, Jefferson Rodrigues Martins, “nosso intuito foi criar uma ambientação das aldeias indígenas e resgatar a história e cultura destes povos. Trabalhamos em sala de aula a teoria e aqui a prática incentivando os alunos a plantarem milho e mandioca, pescarem e caçarem”, disse.

Jefferson diz que “a expectativa é levar aos alunos o conhecimento e por meio da prática ajuda-los a adquirir respeito pelo estilo de vida dos povos indígenas, diminuindo o preconceito,” explicou.

Para Tiago Gama, de 6 anos, “foi muito legal caçar e plantar. Já fiz isso com meus pais em casa uma vez e eu gostei muito”, disse.

Já Carlos Eduardo, de 6 anos, gostou de brincar com o arco e flecha. “Foi muito legal aprender com a professora como que faz para caçar”, comentou.

Informação da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em parceria com a SES, Bioparque Pantanal realiza “Dia D” de combate à dengue

A educação ambiental tem papel fundamental nesse contexto, atuando como uma ferramenta essencial para a formação de uma consciência coletiva sobre os impactos das nossas ações no meio ambiente e, consequentemente, na saúde pública.

MS leva ‘visão de futuro’ até a COP30 e apresenta trabalho referência em sustentabilidade e desenvolvimento

O governador Eduardo Riedel participa, junto aos secretários titular e adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente Jaime Verruck e Artur Falcette, de inúmeras agendas na capital paranense.

Abertas inscrições do Processo Seletivo Simplificado para professores temporários da REE-MS

Será admitida a inscrição somente via internet, no portal www.avalia.org.br, até as 17h do dia 25 de novembro de 2025, respeitado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.