25.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Aldeia denuncia ao MPF casos de tortura após escolha de novo líder

Grupo de moradores da Aldeia Limão Verde, em Amambai, procurou o MPF (Ministério Público Federal) para denunciar o ca

27/01/2021 11h34
Por: Gabrielle Borges

Amambai (MS) – Em uma aldeia de Mato Grosso do Sul, a Limão Verde, localizada em Amambai, cidade que faz fronteira com o Paraguai, qualquer questionamento ao atual líder é recebido com torturas físicas e ameaças de morte. Esta semana o caso foi parar no MPF (Ministério Público Federal) em Ponta Porã.

De acordo com relatos de moradores, as situações de violência teriam começado no ano passado, quando a nova liderança indígena foi eleita. De lá para cá, os 3 mil índios que vivem na Limão Verde passaram a viver num clima de ‘tensão’.

Além do MPF, autoridades de Ponta Porã, e a Funai (Fundação Nacional do Índio) participaram da reunião realizada nessa segunda-feira. Segundo informações do Ponta Porã News, em 2020, quando tiveram início os relatos de torturas, foi realizada uma reunião com as lideranças da Limão Verde, juntamente com a Polícia Federal, para que os casos de violências cessassem.

No último dia 12 de janeiro, uma mulher de 29 anos procurou a delegacia de Polícia Civil de Amambai, após ter sido espancada por cinco pessoas e ser apontada como ‘bruxa’. Aos agentes, a vítima relatou que estava em casa, quando foi surpreendida pelo bando, formado por cinco mulheres e dois homens. Eles teriam chegado armados com martelo, facão e pedaço de madeira.

A reportagem feita pelo Jornal Midiamax entrou em contato com a Funai (Fundação Nacional do Índio) para saber quais providências estão sendo tomadas em relação às denúncia feitas pelos indígenas, entretanto, até o momento ninguém se manifestou.

Indígena mostra sinal de tortura. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Morador foi espancado na própria aldeia. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...