20.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Akira Otsubo vota a favor de menor tempo de contribuição para aposentadoria

Política – 18/04/2013 – 16:04

Akira Otsubo vota a favor de menor tempo de contribuição para aposentadoria

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB-MS) votou ontem (17/04) a favor do Projeto de Lei Complementar (PLP) 277/05, que permite às pessoas com deficiência se aposentarem com menos tempo de contribuição à Previdência Social, ou, no caso da aposentadoria por idade, solicitarem o benefício cinco anos antes do prazo atual. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Para os casos de deficiência grave, o tempo de contribuição para aposentadoria integral de homens passa dos 35 para 25 anos; e de mulheres, de 30 para 20 anos. Quando a deficiência for moderada, as novas condições para aposentadoria por tempo de contribuição passam a ser de 29 anos para homens e de 24 para mulheres. Caso a deficiência seja leve, esse tempo será de 33 anos para homens e 28 para mulheres.

Já a aposentadoria por idade passa de 65 para 60 anos, no caso dos homens, e de 60 para 55 anos, no caso das mulheres, independentemente do grau de deficiência. A condição é o cumprimento de um tempo mínimo de 15 anos de contribuição e comprovada a deficiência por igual período.

Regulamento do Executivo definirá as deficiências consideradas graves, moderadas e leves para a aplicação da lei.

A proposta foi aprovada por unanimidade (361 votos) e será enviada à sanção presidencial. O texto aprovado é o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei Complementar 277/05, do ex-deputado Leonardo Mattos.

Para o deputado sul-mato-grossense, a aprovação da matéria representa o respeito à pessoa com deficiência, que a cada dia ocupa mais cargos nos setores privado e público. “É uma das formas da sociedade brasileira reconhecer o esforço dos portadores de necessidades especiais”, destacou Otsubo.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul lidera ranking nacional em acessibilidade digital com novo sistema de monitoramento

Ferramenta automatiza análise de portais públicos e reforça compromisso do Estado com inclusão e transparência online O Governo de Mato Grosso do Sul colocou o...

MS tem alta nas exportações e saldo recorde na balança comercial

Celulose, carne bovina e minério de ferro impulsionam desempenho positivo do Estado em 2025

Concursos em MS oferecem 488 vagas e salários que chegam a R$ 16,8 mil

Oportunidades são para todos os níveis de escolaridade, com inscrições abertas em diversas cidades do Estado A semana começa com 488 vagas disponíveis em concursos...