28.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Agosto Lilás tem início em Três Lagoas com solenidade na Câmara Municipal

Evento promovido pelas vereadoras marca o início de um mês de mobilizações pelo fim da violência contra a mulher, com foco em conscientização, educação e fortalecimento de políticas públicas

Na noite da última segunda-feira (4), a Câmara Municipal de Três Lagoas realizou a cerimônia de abertura oficial do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa partiu das vereadoras da Casa de Leis e reuniu autoridades, representantes de diversas instituições e movimentos sociais engajados na causa.

A solenidade foi conduzida pela Procuradoria da Mulher da Câmara, representada pela vereadora Evalda Reis, ao lado da vereadora Sirlene dos Santos Pereira. Também compuseram a mesa de autoridades a primeira-dama do município, Kelly Abonízio; a secretária municipal de Meio Ambiente, Mariana Amaral; e a palestrante convidada, professora Dra. Patrícia Millani.

Estiveram presentes ainda representantes das secretarias municipais, CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), Promuse, Rede Feminina de Combate ao Câncer, OAB, projetos sociais e outras entidades, além de jovens vereadores e assessores parlamentares. A apresentação cultural da noite ficou a cargo da jovem vereadora Sara Leite, que interpretou a canção “A Começar em Mim”, emocionando o público.

A vereadora Maria Diogo participou por meio de um vídeo exibido no início do evento, destacando o papel fundamental da educação como ferramenta de enfrentamento à violência de gênero. A mensagem foi reforçada pelas demais autoridades.

“Queremos mudanças e leis que realmente façam a diferença. Estamos para lutar umas pelas outras”, afirmou a vereadora Sirlene dos Santos Pereira. Evalda Reis, por sua vez, destacou o papel da Câmara e da Procuradoria da Mulher no fortalecimento de políticas públicas: “Nosso objetivo é construir caminhos concretos para enfrentar esse problema estrutural em nossa sociedade”.

A primeira-dama Kelly Abonízio enfatizou a importância da união de forças entre os poderes públicos e a sociedade civil para transformar o Agosto Lilás em um movimento efetivo de proteção e dignidade. Já a secretária Mariana Amaral lembrou que o dia 7 de agosto marca mais um ano da promulgação da Lei Maria da Penha, mas ressaltou que ainda há pouco a se comemorar. “Precisamos de leis mais rígidas e de uma sociedade que não tolere nenhum tipo de violência”, disse.

A palestra central do evento foi ministrada pela professora Dra. Patrícia Millani, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Com ampla formação acadêmica e atuação em estudos de gênero, a pesquisadora abordou o tema “Violência de Gênero: reconhecer, enfrentar e apoiar”. Durante sua fala, Millani apresentou dados alarmantes sobre a violência contra a mulher no Brasil e, em especial, na região Centro-Oeste.

“Mato Grosso e Mato Grosso do Sul lideram os índices de violência contra a mulher no país. Em 2024, já são mais de 1.400 feminicídios registrados, 12 a mais que no ano anterior”, alertou. A palestrante também apresentou relatos de vítimas coletados em estudos realizados pela UFMS em Três Lagoas, destacando que a violência de gênero ocorre em diferentes espaços, e nem sempre está restrita ao ambiente doméstico.

Ao final de sua fala, Millani reforçou que as desigualdades de gênero são construções sociais, e por isso, passíveis de desconstrução. “É preciso desnaturalizar toda e qualquer forma de violência. Lutamos por políticas públicas interseccionais que considerem as mulheres em suas múltiplas realidades”, concluiu.

Encerrando a noite, a vereadora Evalda Reis agradeceu o apoio de todas as instituições presentes e reiterou a necessidade de ampliar as estruturas de acolhimento e proteção às mulheres no município. “Três Lagoas também merece uma Casa da Mulher Brasileira. Essa luta é por todas nós”, finalizou.

As ações do Agosto Lilás em Três Lagoas seguem ao longo do mês e podem ser acompanhadas pelo Instagram da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal: @procuradoriadamulhertl.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia