Projeto integra primeira etapa do Rodar MS e segue modelo internacional de contratação com apoio do Banco Mundial
A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) lançou licitação para contratar uma empresa responsável pela elaboração do anteprojeto referencial de engenharia voltado à reabilitação e manutenção de 673,57 quilômetros de rodovias pavimentadas no sudeste de Mato Grosso do Sul.
A ação integra a primeira fase do programa Rodar MS, desenvolvida em parceria com o Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) e seguindo as diretrizes do Banco Mundial (Bird). O edital prevê a estruturação do projeto no modelo Crema – Design, Build, Maintain (DBM), que integra as etapas de projeto, execução e manutenção das obras rodoviárias.
INVESTIMENTO
Com valor estimado em R$ 11,5 milhões, a licitação será realizada na modalidade de concorrência eletrônica, com julgamento por técnica e preço, sob regime de empreitada por preço global. A abertura das propostas está marcada para o dia 12 de dezembro de 2025, às 8h30 (horário local), por meio do portal E-Kronos.
MODELO
O modelo DBM (Design, Build, Maintain) segue padrões recomendados pelo Banco Mundial e é amplamente adotado em países que recebem financiamento de organismos multilaterais. O formato Crema (Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias) atribui à empresa contratada a responsabilidade por todo o ciclo da obra, desde o projeto até a manutenção por tempo determinado.
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, o novo modelo representa um salto na gestão pública de infraestrutura.
“O modelo DBM garante mais eficiência, qualidade e transparência. Ele consolida uma malha rodoviária moderna, segura e sustentável”, afirmou.
EFICIÊNCIA
A secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, também ressaltou os benefícios da nova abordagem. Para ela, o foco na manutenção preventiva, e não apenas em reparos emergenciais, permite otimizar o uso dos recursos públicos.
“A manutenção constante e baseada em desempenho assegura uma qualidade superior e contínua das estradas. Estudos mostram que isso reduz significativamente os custos de intervenção e aumenta a durabilidade do investimento”, destacou Detoni.
FUTURO
O Governo de Mato Grosso do Sul estuda aplicar o modelo em outras regiões do Estado. A expectativa é que os resultados desta primeira contratação sirvam de base para novos contratos de longo prazo, com foco em desempenho e sustentabilidade da malha viária estadual.
Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul