31 C
Três Lagoas
sexta-feira, 17 de julho, 2026

Agepen recebe veículos para ações voltadas às penas alternativas

Mais cinco veículos 0 km foram distribuídos esta semana para fortalecer o trabalho da Agepen (Agência Estadual de Administração do sistema Penitenciário ). Os novos carros do modelo Fiat Pulse foram doados pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), a partir de projeto executado pela Agepen, por meio de suas diretorias de Assistência Penitenciária e de Administração e Finanças, com investimento na ordem de R$ 543,5 mil.

A aquisição foi feita pela Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais da Senappen, referente ao exercício orçamentário de 2023, com os trâmites de doação concluídos no primeiro semestre de 2024. Conforme direcionamento previsto pela Secretaria Nacional, os veículos serão alocados de maneira estratégica para apoiar a atuação da Agepen em serviços assistenciais.

Um deles será destinado ao Escritório Social, dois à CIAP (Central Integrada de Alternativas Penais) de Campo Grande e dois à equipe multidisciplinar e assistencial da UMMVE (Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual). Durante a entrega das chaves, o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, destacou a importância da doação para a estrutura da agência.

“Esses veículos reforçam a nossa capacidade de atender de forma eficaz tanto nas alternativas penais quanto nas políticas voltadas para os egressos do sistema prisional. Eles têm um impacto significativo também ao contribuir para a politicas assistenciais ligada à monitoração eletrônica,” afirmou.

Segundo a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, os carros entregues serão fundamentais para a formação de redes de atendimento e para os deslocamentos necessários à prestação de assistência. Ela também mencionou que um Fiat Argo, anteriormente destinado ao Escritório Social, será realocado para o Patronato Penitenciário de Dourados, para aprimorar a estruturação dos serviços naquele local.

“Essa estruturação representa um avanço significativo para a Agepen, melhorando a capacidade de resposta e a qualidade dos serviços prestados no sistema penitenciário e nas políticas de alternativas penais”, disse Maria de Lourdes.

Responsável pela fiscalização do cumprimento de medidas alternativas, os dois veículos alocados para a CIAP da capital serão utilizados para visitas regulares a 52 instituições conveniadas. Conforme a coordenadora do local, Rozimeire Ribeiro Zeferino da Silva, essas visitas são essenciais para fiscalizar e assegurar que as medidas alternativas impostas pela Justiça sejam cumpridas adequadamente.

“Além disso, os veículos facilitarão a realização de cursos e outras assistências para os beneficiários das medidas alternativas”, complementou. Já a diretora do Escritório Social, Tânia Hardem, enfatizou que o carro permitirá uma melhor execução do trabalho com pessoas egressas, facilitando a comunicação com redes de apoio especializadas, como aquelas voltadas para LGBT QIA+, idosos, grávidas e deficientes, entre outras.

O veículo também auxiliará na busca ativa e nas visitas aos egressos que necessitam de assistência e não podem comparecer à sede do Escritório Social.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Flagrado por câmera tentando abastecer semiaberto com maconha acaba preso em Três Lagoas

Interno de 25 anos foi flagrado por câmeras de monitoramento arremessando cerca de 132 gramas de maconha nas proximidades da unidade prisional

Suspeito agride companheira, ameaça matar família e acaba preso em Três Lagoas

Em ação rápida do SGT PM J. Corrêa e CB PM Pereira, localizou o suspeito após fuga, efetuou a prisão e o encaminhou à delegacia por violência doméstica, ameaça, desacato e resistência

Fuga termina com caminhonete furtada recuperada e maconha apreendida pela PRF

PRF recuperou uma Hilux com registro de furto após acompanhamento tático em Três Lagoas e prendeu um motorista transportando 148,8 quilos de maconha em Água Clara
error: Conteúdo Protegido