26.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 13 de maio, 2025

Afastamentos por transtornos mentais dobram no Brasil

Em 2024, o Brasil registrou mais de 440 mil afastamentos de trabalho devido a transtornos mentais e comportamentais, mais que o dobro dos 203 mil registrados em 2014. Os dados do Ministério da Previdência Social revelam que esse aumento é alarmante, com um crescimento de quase 67% em relação ao ano anterior.

Os principais motivos para os afastamentos em 2024 foram os transtornos de ansiedade (141.414 casos), seguidos por episódios depressivos (113.604) e transtornos depressivos recorrentes (52.627). Outros transtornos como o afetivo bipolar e os relacionados ao uso de substâncias psicoativas também figuram entre as principais causas.

Esse aumento, principalmente nos transtornos de ansiedade, que cresceu mais de 400% desde 2014, reflete uma crise de saúde mental em curso no país. Antonio Virgílio Bittencourt Bastos, professor de psicologia da Universidade Federal da Bahia, aponta que a crise está relacionada a uma série de mudanças sociais, tecnológicas e econômicas que geram um ambiente mais inseguro e incerto.

Bastos destaca que, além das transformações no mundo do trabalho, como a precarização e a fragilização de vínculos, o Brasil enfrenta uma sociedade mais doente desde a pandemia, e que é necessário ir além das soluções paliativas. Para ele, mudanças profundas na organização do trabalho e nas relações interpessoais são essenciais para resolver a crise de saúde mental, enfatizando que a qualidade de vida se tornou um dos maiores desafios do milênio.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar apreende adolescente e recupera moto furtada no Guanabara

Suspeito de 15 anos tentou fugir e arremessou iPhone contra parede durante perseguição veículo havia sido furtado em abril.

Pizzaria é furtada durante a madrugada no Centro de Três Lagoas

Forno, notebooks e até vara de pescar estavam entre os itens levados, onde parte do material foi localizado em imóvel já conhecido pela polícia.

Mulher é presa por homicídio triplamente qualificado pela Polícia Civil de Três Lagoas

Condenada participou do assassinato brutal de jovem em 2017 e integrava organização criminosa, segundo a Polícia Civil.