Francisco Gutemberg Vieira Pinto foi morto de 21 de dezembro com mais de 15 tiros enquanto esperava um ônibus para ir trabalhar. Suspeito do crime foi encontrado trabalhando num supermercado em Andradina.
No fim da tarde desta sexta (15), numa ação conjunta da SIG (Seção de Investigações Gerais) de Três Lagoas, em conjunto com os policiais civis de Andradina (SP) e apoio da Polícia Federal, conseguiram prender um homem de 38 anos, acusado da morte de Francisco Gutemberg Vieira Pinto, de 52 anos em 21 de dezembro de 2021, no Santa Luzia.
Francisco foi morto em um ponto de ônibus, que o levaria ao trabalho. Segundo informações, um homem em uma bicicleta se aproximou da vítima e descarregou uma pistola 9mm contra ele na região do rosto e da cabeça, morrendo no local. No local, foram encontradas mais de 15 capsulas de munições. Durante as investigações, foi descoberto que ele sofria ameaças de morte de uma mulher e de sua família, que moravam na mesma rua que ele. Na época, a esposa do suspeito preso, de 43 anos, deu depoimento e relatou que tinha uma amizade com Francisco, e que nos dias anteriores da morte, ele teria invadido sua casa na madrugada e a estuprado.

Durante as investigações, foi representada pela prisão dos envolvidos, deferidas pela 1° Vara Criminal de Três Lagoas, onde o executor do crime conseguiu fugir, porém durante diligências da Polícia Civil, foi descoberto que ele estaria escondido no Maranhão, onde na manhã desta sexta (15), com informações da Polícia Federal, o suspeito foi detido em Andradina, interior de São Paulo, sendo solicitado apoio dos policiais civis paulistas.
O autor foi localizado em um supermercado, onde foi dada voz de prisão e encaminhado à 2°DP de Andradina, onde aguarda sua transferência para Três Lagoas.