23.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Ação oferece 200 vagas de emprego para pessoas com deficiência

Evento será realizado no Bioparque Pantanal, no dia 19 de setembro

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) irá promover no dia 19 de setembro, das 9h às 15h, a 2ª edição do Dia D da Empregabilidade para pessoas com deficiência. O encontro está marcado para acontecer no Bioparque Pantanal.

Serão oferecidas mais de 200 oportunidades de emprego exclusivas para PCDs (pessoas com deficiência). É necessário levar RG, CPF e laudo médico atualizado.

O objetivo é conscientizar as empresas sobre a Lei nº 8.213, que estabelece cotas para contratação de deficientes nas empresas que possuam mais de 100 funcionários.

Além disso, a lei obriga as empresas com 100 a 200 funcionários a destinar 2% das vagas para PCDs; de 201 a 500, 3%; de 501 a 1.000, 4%; e de 1.001 em diante, 5%.

“Temos buscado sensibilizar os empregadores para que a inclusão não seja vista apenas como obrigação legal, mas como um valor humano e social indispensável. Desde o início de 2023, vinculamos a pasta do Trabalho ao Desenvolvimento Econômico, para que, de forma integrada, possamos estabelecer a Política Estadual de Trabalho, Emprego e Renda”, ressaltou a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi.

A ação, que também tem parceria com a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), acontece em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.

Luta – A data que comemora o Dia Nacional de Luta dos PCDs, foi oficializada em 14 de julho de 2005, por meio da Lei Federal nº 11.133. Isso é fruto da ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O dia foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026