30.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

A carne nossa de cada dia mais longe do prato do brasileiro

Os preços dos alimentos voltaram a subir em novembro, com destaque para o aumento de 8,02% nas carnes, marcando a quarta alta mensal consecutiva. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os cortes de carne que mais sofreram reajustes foram alcatra (9,31%), chã de dentro (8,57%), contrafilé (7,83%) e costela (7,83%). Além das carnes, outros alimentos também registraram altas significativas, como óleo de soja (11%) e café moído (2,33%). A alta de 8,02% nas carnes é a maior desde dezembro de 2019, quando o aumento foi de 18,06%.

O IPCA de novembro saiu de uma elevação de 0,56% em outubro para 0,39%. As despesas com alimentação e bebidas passaram de um avanço de 1,06% em outubro para 1,55% em novembro, contribuindo com 0,33 ponto percentual para a taxa de 0,39% do IPCA do mês.

A alimentação no domicílio aumentou 1,81% em novembro, marcando a terceira alta consecutiva e a maior taxa desde janeiro. Já a alimentação fora do domicílio subiu 0,88%, com o lanche aumentando 1,11% e a refeição fora de casa avançando 0,78%. Nos últimos três meses, a alimentação no domicílio acumulou uma alta de 3,63%, enquanto o grupo alimentação e bebidas subiu 3,14%. Nos 12 meses encerrados em novembro, o grupo alimentação e bebidas teve um acréscimo de 7,63%, e a alimentação no domicílio subiu 8,41%. O IPCA do período ficou em 4,87%.

Com informação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo