30.8 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

A cada três dias, um novo caso de tuberculose é registrado em Campo Grande

Saúde – 24/03/2012 – 11:03

Dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) apontam que a cada três dias um novo caso de tuberculose é registrado em Campo Grande. De janeiro a fevereiro deste ano, 23 pessoas contraíram a doença no município.

Como parte das atividades do Dia Mundial de Combate a Tuberculose, lembrado no dia 24 de março, agentes da secretaria fizeram uma panfletagem com orientações sobre a doença nos terminais de ônibus da cidade.

“A intenção desta iniciativa é deixar as pessoas informadas sobre os sintomas da tuberculose”, explicou a gerente técnica de Doenças Transmissíveis da Sesau, Andréia Silva.

De acordo com a especialista, tosse pertinente por mais de 2 semanas é um indicativo que a pessoa pode estar com patologia.

Segundo Andréia Silva, para a constatação é necessário que a pessoa seja submetida ao exame do escarro, realizado nas unidades básicas de saúde.

A especialista explica a tosse pode vir acompanha de outros sintomas, como: falta de apetite, emagrecimento e febre no fim do dia.

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como: ossos, rins, meninges (membrana que envolve o cérebro).

O tratamento é longo, dura 6 meses e a medicação dever ser tomada em jejum durante todos os dias. “Pelo tratamento demorar, muitos doentes abandonam.

Com a medicação a pessoa apresenta melhora nos primeiros 15 dias e ela acha que já está bem e abandona o tratamento”, informou Andréia Silva.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas homologa licitações para compra de medicamentos e controle de pragas em escolas

Contratos somam mais de R$ 108 mil e atendem áreas da Saúde e Educação do município

Projeto acelera recuperação da Mata Atlântica e reduz tempo de crescimento das espécies pela metade

Iniciativa na Bahia combina seleção genética e manejo para criar florestas mais resilientes às mudanças climáticas Uma iniciativa de restauração florestal na Mata Atlântica, desenvolvida...

Hospital Regional de MS mantém indicador máximo em segurança do paciente pelo quarto ano seguido

Unidade é referência estadual em alta complexidade e reforça qualidade no atendimento para moradores de Três Lagoas e região