23.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Um terço da população ocupada no Centro-Oeste trabalha no Agronegócio

O número de pessoas empregadas no setor aumentou 11,2% entre 2012 e 2018, totalizando 1,7 milhão em 2018.

18/05/2019 08h14
Por: Julia Vasquez com informações do Cepea

CEPEA (SP) – Na contramão ao observado no Brasil, em que a população ocupada (PO) no agronegócio tem se reduzido de forma significativa, no Centro-Oeste (aqui não foi considerado o Distrito Federal), o número de pessoas empregadas no setor aumentou 11,2% entre 2012 e 2018, totalizando 1,7 milhão em 2018.

Essa é uma das conclusões da edição especial do estudo sobre mercado de trabalho do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

A pecuária e toda a cadeia processadora de proteína animal e subprodutos (labate, laticínios e couro) é a estrela desta dinâmica do crescimento entre todo os segmentos que compõem o agronegócio do Centro-Oeste.

Com issodesempenharam para a evolução positiva dos empregos no setor no período analisado no estudo.

Segundo pesquisadores do Cepea, 27,51% dos postos de trabalhos formais e informais existentes no Centro-Oeste em 2018 estavam relacionados ao agronegócio. Ao analisar a participação por estados, este percentual é ainda maior, chegando a 33,68% em Mato Grosso, a 30,55% em Mato Grosso do Sul e a 23,6% em Goiás. Justamente por responder por quase um terço do total de ocupados no Centro-Oeste, o agronegócio gerou R$ 3,65 bilhões do total de R$ 13,19 bilhões recebidos em salários na região. Assim, o agronegócio representou 27,66% de toda a massa de rendimentos gerada pelo trabalho em 2018.

Pesquisadores do Cepea destacam que, desse total, apenas uma parcela é gasta com bens e serviços produzidos por atividades relacionadas ao agro, como alimentos, fibras e energia.

O restante é dispendido em outros fatores essenciais, como habitação, serviços de saúde e educação, transporte e aquisição de bens duráveis.

Nesse sentido, é possível afirmar que o agronegócio contribui significativamente para o dinamismo do Centro-Oeste, gerando renda e, consequentemente, demanda não só para seus produtos, como também para bens e serviços ofertados por outros setores da economia.

CONCLUSÃO

A partir da construção do indicador de acompanhamento do mercado de trabalho do agronegócio específico para o Centro-Oeste, a equipe de Macroeconomia do Cepea demonstrou a forma como o setor tem evoluído nos últimos anos, apresentando uma realidade distinta daquela observada no País – com crescimento no número de pessoas ocupadas nas diversas atividades do setor.

Foi possível constatar também o dinamismo que as atividades relacionadas ao agro apresentam, e como a existência desse setor érelevante para os estados da região. Especificamente, verificou-se que o agronegócio exerce a função de gerar emprego e renda para grande parte da população do Centro-Oeste, criando mercado consumidor para bens e serviços produzidos em outros ramos da economia.

Destaca-se também, ainda que de forma indireta, o papel desempenhado pelo setor no aumento do rendimento médio da população ocupada na região, em virtude das mudanças estruturais ocorridas em
seus segmentos, sobretudo na adoção de novas tecnologias e a demanda por mão de obra com níveis de qualificação cada vez maiores.

Contudo, é preciso destacar que, para melhor entendimento do funcionamento do setor na região, estudos futuros devem incluir na análise dados acerca do Produto Interno Bruto do Agronegócio (inexistente até o momento) e a interação com o setor externo, por meio das exportações e importações.

O número de pessoas empregadas no setor aumentou 11,2% entre 2012 e 2018, totalizando 1,7 milhão em 2018.

A pecuária e toda a cadeia  processadora de proteína animal e subprodutos (labate, laticínios e couro) é a estrela desta dinâmica do crescimento entre todo os segmentos que compõem o agronegócio do Centro-Oeste.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após batida com carro no Centro

Vítima foi socorrida após acidente pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...